Único filho de Gal Costa, Gabriel Costa acionou a Justiça para conseguir receber a herança da mãe, cantora morta em novembro de 2022. Além disso, o adolescente de 18 anos não quer dividir o patrimônio milionário com Wilma Petrillo, viúva da artista e alvo de sérias acusações envolvendo sua relação com a ex-integrante do Doces Bárbaros, quarteto que montou com Gilberto Gil, Caetano Veloso e Maria Bethânia nos anos 1970.
De acordo com Gabriel, Wilma que chegou a assumir o controle do patrimônio deixado por Gal era somente empresária da cantora e madrinha dele. Por isso, não deve ter direito a nenhuma parte do montante. É bom lembrar que a guarda do adolescente ficou a cargo da viúva de Gal desde sua morte, relata o "Notícias da TV".
A disputa pelo patrimônio de celebridades já falecidas vem sendo comum no meio artístico e envolve ainda os espólios de Gugu Liberato (1959-2019) e de Angela Maria (1929-2018), neste caso o viúvo e as filhas da "Sapoti" estão em lados opostos e trocam fortes acusações. Outros casos envolvem as fortunas de Palmirinha Onofre (1931-2023) e Zagallo (1932-2024).
Já na disputa pela herança de Gal, o processo foi interrompido porque o filho da cantora iria fazer 18 anos e Wilma solicitou a guarda definitiva dele, além de ser a inventariante. Ela afirma ainda ter tido uma relação de quase 25 anos com a intérprete de "Fera Ferida".
Em julho de 2023, portanto menos de um ano após a morte da mãe, Gabriel recebeu uma notificação da Justiça de São Paulo para se pronunciar a respeito da relação da cantora com Wilma. À época menor, ele foi representado e negou a relação mais íntima de Gal e Wilma.
Já os advogados de Wilma afirmaram que os três "viviam em perfeita harmonia" desde a infância dele, Gabriel. Por outro lado, a defesa da possível viúva de Gal teria deixado de apresentar provas "comprobatórias da alegada união estável".
Por fim, coube à Justiça apresentar um pedido para o filho de Gal. Ele ao atingir 18 anos deveria fazer outra declaração "concordância de próprio punho e com firma reconhecida em cartório" sobre a relação de Gal e Wilma.