Nova novela das nove que estreia nesta segunda-feira (10), "Travessia" traz de volta à TV o casal Helô (Giovanna Antonelli) e Stenio (Alexandre Nero). Em 2012, a delegada e o advogado formaram um ex-casal que vivia às turras em "Salve Jorge", outra história escrita por Gloria Perez, até se casar no exterior.
Uma década depois, Helô e Stenio vão surgir separados e seguir brigando igual cão e gato, porém o pai de Drika (Mariana Rios) - personagem que não retorna na sucessora de "Pantanal" - mostrará empenho em se reconciliar com a mulher da lei.
Em conversa com o Purepeople, Alexandre afirmou que seu retorno de Stenio é um "personagem quase do zero". "Ele ficava rondando a Helô em 'Salve Jorge' e não tinha trama alguma. Agora é um Stenio novo, estou tendo que descobrir quem é ele. É um personagem novo", reforça.
"O Stenio agora está mais experiente, um pouco mais calmo, percebendo a sua solidão. Consigo ver um sofrimento nele, que em 'Salve Jorge' não tinha. E ele está percebendo que está ficando sozinho", compara, torcendo pelo shipper do casal. "O barato é Helô e Stenio querendo se achar. Essa é a diversão. Shippo para eles ficarem juntos, mas não necessariamente casados".
Mas a delegada e o advogado não são os primeiros personagens de uma novela aparecerem em outra trama. E você se lembra de outros retornos de tipos marcantes da nossa teledramaturgia? O Purepeople refresca a sua memória!
Em 2001, os médicos Molina (Mário Lago) e Miss Brown (Beatriz Segall) foram vistos em "O Clone", também escrita por Gloria. A dupla havia surgido na teledramaturgia em 1990 em "Barriga de Aluguel", igualmente de autoria da novelista.
Um dos casos mais lembrados é de dona Armênia (Aracy Balabanian) e seus três filhos - Gerson (Gerson Brenner), Gino (Jandir Ferrari) e Gero (Marcello Novaes). Após brilharem em "Rainha da Sucata" (1990) o quarteto reapareceu em "Deus nos Acuda" (1992), ambas de Silvio de Abreu.
O autor em 2005 resgatou Jamanta (Cacá Carvalho) em "Belíssima" após sobreviver a explosão de um shopping em "Torre de Babel" (1998/1999). Por sua vez, "A Indomada" (1997) marcou a estreia de Pitágoras (Ary Fontoura), regressando em "Porto dos Milagres" (2001).
Já em "A Indomada", Lima Duarte reviveu o Murilo Pontes de "Pedra Sobre Pedra" (1992). Intérprete de Victório em "Porto...", o ator repetiu o personagem em "Senhora do Destino" (2004). E na Record TV, Josué (Sidney Sampaio) nasceu em "Os Dez Mandamentos" (2015) e seguiu em sua continuação, "A Terra Prometida" (2016). Veja na nossa galeria esse e outros casos de retorno de personagens!
(Com apuração de Matheus Queiroz)