Sucesso como a personagem Beth na novela "O Outro Lado do Paraíso", Gloria Pires se reuniu com diversos artistas em um protesto contra a possível decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que poderá "acabar com a obrigatoriedade de diploma ou certificado de capacitação para o exercício das profissões de artista e técnico em espetáculos de diversões", conhecido como DRT. "Não ao retrocesso. Viva a cultura e a arte", pediu a mãe coruja de Cleo Pires, Antonia, Ana e Bento Morais.
O evento, realizado no Teatro XP, no Jockey Club, na zona sul do Rio de Janeiro, na noite desta segunda-feira (09), ainda contou com a presença de Marieta Severo, que vive a malvada Sophia na trama das 21h, Ângela Vieira, Andréa Beltrão, Renata Sorrah, Isabella Santoni, Lázaro Ramos, Cissa Guimarães, Julia Lemmertz, Mouhamed Harfouch, Caco Ciocler, André Gonçalves, Nando Rodrigues, Alessandra Negrini, no ar como a vilã Susana em "Orgulho e Paixão", entre outros nomes.
Em 2013, ministra Carmem Lúcia, hoje presidente do Tribunal Superior Eleitoral, levantou o projeto que pode acabar com a obrigatoriedade do BRT e a votação acontece no senado no próximo dia 26 de abril. Em seu ponto de vista, regulamentação vai em oposição à liberdade de expressão da atividade artística com a liberdade profissional e com o pleno exercício dos direitos culturais previstos na Constituição Federal.
As redes sociais também se tornaram cenário de protesto de alguns famosos. "Gente, o que está acontecendo? Um país que não vê a importância na cultura e na arte só pode estar em guerra com sua própria condição de civilização. O caminho não pode ser este", reclamou Vanessa Gerbelli, também presente no encontro com artistas. Apoiadora do movimento, Drica Moraes se manifestou em seu perfil: "É o desmantelamento de um trabalho de classe construído a duras penas ao longo de anos! O indivíduo não precisa acessar escolas caras para ser artista reconhecido. Ele precisa de continuidade dos seus estudos técnicos profissionais e de apresentações públicas contínuas e reconhecidas".
Lorena Comparato, que viveu a personagem Vanessa na novela "Rock Story", contou um pouco de sua trajetória artística em apoio à campanha. "Estudo teatro desde os 6 anos na escola, fiz cursos a vida toda com grandes profissionais, me formei em comunicação, mas consegui meu DRT com comprovação de trabalhos amadores com o provisório e comprovação de trabalhos profissionais. Não vamos retroceder! Não ser mais sindicalizada quer dizer não mais ser reconhecida como uma profissional. Ser ator não é oba oba, requer estudo, sim, requer determinação, sim", declarou. Murilo Benício e a mulher, Débora Falabella, Mateus Solano e mais grandes nomes também apoiam a causa.
(Por Rahabe Barros)