O golpe que Carlos (Marcelo Serrado) dá em Miguel (Gabriel Leone) após a morte de Encarnação (Selma Egrei) vai gerar discórdia nos próximos capítulos da novela"Velho Chico". O vilão dá um jeito de fazer com que o agrônomo fique com terras quase mortas, o que deixa Tereza (Camila Pitanga) revoltada com o filho quando ele diz que vai recuperar a área. A discussão dos dois acaba quando Santo (Domingos Montagner) intervém e convence a mulher a apoiar o filho. Essa cena foi a última gravada pelo intérprete do protagonista da trama, no dia 15 de setembro, horas antes de ele morrer afogado no rio São Francisco.
De acordo com a colunista do jornal "O Globo", Patricia Kogut, tudo acontece quando Miguel resolve trabalhar a terra herdada da bisavó e diz a Olívia (Giullia Buscacio) que eles podem recuperar a região. "Mainha não vai me deixar ir trabalhar nas terras do Saruê é nunca! E com razão!", responde a agrônoma. De fato, Luzia (Lucy Alves) se irrita quando Santo e Tereza vão buscar Miguel para levá-lo até as terras e sua filha mais velha se dispõe a acompanhá-los. "Você vai é o que, Olívia? Visitar a fazenda daquele ordinário? Mas não vai é mesmo! Não está vendo a briga que temos com esse diabo desse maldito?", ela reclama.
Antes que a discussão das duas se agrave, Santo também proíbe Olívia de ir e segue com Tereza e Miguel. Depois de analisar o solo, o rapaz constata que a terra está quase morta, e sua mãe declara que não vai deixá-lo aceitar aquilo. Ele a confronta: "Me perdoe, mas não cabe à senhora permitir!". "Sua bisavó te deixou um quarto das melhores terras da região! Você não vai trocar tudo por esse cemitério!", rebate Terê, e o herdeiro insiste: "Isso é terra! Se eu não cuidar dela, quem vai?"
Santo convence Tereza a apoiar Miguel
Preocupada com o filho, Tereza argumenta: "Tudo bem você cuidar da terra, você tem que fazer isso. Mas, para ter de onde tirar o seu sustento, você precisa de algo melhor. Esta terra está morta! Morta, Miguel!", e vai ficando ainda mais exaltada no debate, lembrando que Carlos Eduardo está tentando fazê-lo desistir do projeto da cooperativa. "Se eu fraquejar vai ser um prato cheio. Ele trabalha esse argumento que nosso manejo só dá resultado em terra boa, em escala menor", Miguel responde.
"E você vai reforçar esse argumento se, por algum motivo, essa terra não produzir! Você não está vendo que é exatamente isso que ele quer? Ele quer que você dê errado! Ele quer te manobrar! Fazer você agir por impulso, sem pensar! Que é o que você está fazendo!", ela afirma, com firmeza. Os dois continuam discutindo, até que Santo intervém e convence Tereza a concordar com a decisão de Miguel e apoiá-lo. A cena está prevista para ir ao ar nos últimos capítulos da novela, que termina dia 30 de setembro.
Apesar da trágica morte de Domingos, Santo dos Anjos cumprirá seu destino, em homenagem ao intérprete. Segundo o diretor Luis Fernando Carvalho, nas poucas cenas que faltavam para o ator gravar, a câmera vai ficar no lugar do personagem, dando a perspectiva dele ao público. Além disso, haverá uma homenagem para Montagner no capítulo final. Confira os destaques dos próximos capítulos no nosso Papo de Novela.
(Por Samyta Nunes)