Escalada para uma participação na novela das sete, "Vai na Fé", Rafa Kalimann não pode atuar na trama, que tem previsão de estreia em 16 de janeiro. A influenciadora não possui o registro profissional de atores, o DRT, portanto, não poderia se envolver com o meio artístico. A informação é da jornalista Fábia Oliveira, da coluna "Em Off".
Segundo o presidente Hugo Gross, até o momento o sindicato não recebeu nenhum pedido de autorização especial e específico da TV Globo para que Rafa possa atuar no folhetim. Ele disse que a emissora foi avisada que a solicitação deve ser feita previamente à contratação e com a devida justificativa.
"A atitude [da Globo] desrespeita a lei 6533/78 e a convenção coletiva de trabalho, além de descredibilizar a própria emissora, o sindicato e causando constrangimento a própria trabalhadora que fica exposta em caso de negativa ao pedido", explicou.
No ano passado, Rafa Kalimann recebeu autorização especial do sindicato para atuar na série "Rensga Hits!", que foi disponibilizada pela plataforma do Globoplay.
"Foi apenas para este produto, continua sem o registro profissional. O Sated irá lutar sempre a favor da categoria e vamos usar dos meios legais para tal defesa, sempre com união e determinação", afirmou Hugo Gross.
Vale lembrar que Jade Picon obteve a autorização por tempo determinado em 2022 para atuar como uma das protagonistas da novela "Travessia".