Robin Williams morreu em agosto do ano passado, mas deixou algumas características peculiares em seu testamento. De acordo com o "The Hollywood Reporter", o ator restringiu o uso de sua imagem por até 25 anos após seu falecimento.
Ainda segundo a publicação, no documento há uma descrição detalhada de como a imagem de Williams pode ser usada em publicidade e filmes até 11 de agosto de 2039. Dessa forma, ele não pode ser digitalmente inserido em filmes ou propagandas até essa data.
O ator, cujo laudo da autópsia confirmou que ele cometeu suicídio, passou os direitos de uso de seu nome, assinatura, fotografias e imagens para a instituição de caridade Windfall Foundation. Caso a Windfall Foundation tenha algum problema com a Receita, o dinheiro deverá ser distribuído entre outras instituições reconhecidas, como o Médicos Sem Fronteiras ou Make-a-Wish, que permitam dedução do imposto de renda.
Medida adotada por Williams visa proteger família de problemas com a Receita
Os representantes de Robin Williams provavelmente tinham conhecimento das novas tecnologias que têm o poder de "ressuscitar" celebridades mortas, como hologramas em shows, e quiseram evitar algo que possa manchar o legado do ator. Mas a medida também pode ter outros motivos.
Os herdeiros de Michael Jackson vêm enfrentando problemas tributários com o governo americano, e devem US$ 500 milhões (cerca de R$ 1,6 bilhão) de impostos em direitos de publicidade do Rei do Pop, morto em 2009, e que apareceu como holograma no Billboard Music Awards do ano passado. Com isso, Williams estaria protegendo não só seu legado artístico como a situação financeira de sua família. Vale lembrar que o ator deixou quatro filmes inéditos finalizados.
Viúva e filhos do ator disputam herança na Justiça
A viúva e os filhos de Robin Williams procuraram a Justiça para reaver direitos de herança. De acordo com o site "TMZ", Susan Schneider, casada com Robin até a sua morte, está brigando com os enteados por causa dos bens deixados pelo astro.
Susan e Robin eram casados desde 2011 e não tiveram filhos. Ela contesta que após receber o testamento do ator, objetos pessoais de Robin foram furtados da residência. Os filhos de Robin, Zak, Zelda e Cody William, frutos de outros dois casamentos, disseram que a viúva tentou ficar com bens que não lhe pertencem por lei. Um deles, aliás, é a casa onde Susan morava com o ator e vive até hoje. Ainda segundo a publicação, ela não quer deixar o imóvel.