Elias Gleizer morreu neste sábado (16) no hospital Copa D'Or, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O ator tinha 81 anos e estava internado na unidade desde o dia 6 deste mês. Bruno Gagliasso, no ar na novela "Babilônia" como um cafetão, e que trabalhou com o artista em "Sinhá Moça" (2006), "Caminho das Índias" (2009) e "Passione" (2010), usou o seu Instagram para se despedir do colega de profissão, por quem tinha grande carinho. "Meu avô querido... Chegou a hora de descansar!", escreveu.
De acordo com a assessoria de imprensa da TV Globo, Elias morreu por falência circulatória devido a uma broncopneumonia. Segundo o colunista Bruno Astuto, da revista "Época", Elias Gleizer sofreu uma queda em uma escada rolante enquanto se deslocava para ir ao dentista. Na ocasião, fraturou cinco costelas e perfurou o pulmão, precisando ser internado na UTI. Dias depois, já na unidade semi-intensiva, conversou com sua assessora de imprensa por telefone e garantiu que estava bem e que logo voltaria para casa. Por este motivo, apesar da gravidade do quadro, a morte do artista pegou a todos de surpresa.
Ainda segundo a publicação, uma irmã do ator que vive em São Paulo está a caminho do Rio de Janeiro para acertar os detalhes de velório e enterro, já que Elias nunca foi casado e não teve filhos.
Ator já participou de mais de 50 trabalhos na TV
Elias Gleizer nasceu em 4 de janeiro de 1934, em São Paulo, filho de imigrantes judeus poloneses, de pai sapateiro e mãe dona de casa. Estreou na TV Tupi em 1959 e na TV Globo em 1984. Participou de mais de 50 trabalhos na TV, incluindo novelas, especiais e minisséries. No final de 2014 a novela "As Pupilas do Senhor Reitor" completou 20 anos de sua primeira exibição, no SBT. Elias fez parte do elenco como o senhor José das Dornas, pai do humilde Pedro, interpretado por Tuca Andrada.
Em 2013, depois de três anos afastado da TV, Elias Gleizer ganhou um papel em "Flor do Caribe" e comemorou, após gravar suas primeiras cenas: "Está sendo uma alegria muito grande voltar à televisão. É para isso que eu vivo, é o que me faz feliz. Voltar a gravar tem aquele gostinho de primeira vez, dá certo nervosismo. Ficar afastado nesses três últimos anos foi muito difícil para mim". Antes desse, o último personagem de Elias tinha sido o motorista Diógenes na novela "Passione", de 2010.
O último trabalho do artista na TV também foi na Globo, na novela "Boogie Oogie". Na trama das seis, escrita por Ruy Vilhena, Elias fez uma participação especial ao lado de Isis Valverde. Na ocasião, a atriz se mostrou emocionada com o reencontro: "Ele me casou na minha primeira novela ("Sinhá Moça"). Dez anos depois, ele tenta me casar de novo. Foi muito emocionante", garantiu a atriz.