Há 20 anos ia ao ar, pelo SBT, a novela "As Pupilas do Senhor Reitor". Baseada no romance de Júlio Diniz, a trama foi assinada por Lauro César Muniz, que já havia escrito a versão original do folhetim, exibido em 1970 na TV Record. À frente do elenco estava Débora Bloch - em março do ano que vem, a atriz voltará ao ar como a jornalista Lígia da novela "Sete Vidas". E, por causa do novo papel, gravou cenas na Patagônia Argentina.
A trama de "As Pupilas do Senhor Reitor" se desenrolava na aldeia portuguesa de Póvoa de Varzim, localizada na região de Entre-o-Douro-e-Minho. Com a morte do pai, Guida (Débora Bloch) passa a viver com a meia-irmã Clara (Luciana Braga). Após a morte de sua madrasta, Guida e Clara são entregues aos cuidados do padre Antônio (Juca de Oliveira).
Anos depois, Guida e Daniel (Eduardo Moscovis) tornam-se namorados, enquanto Clara se apaixona por Pedro. Ele é vivido por Tuca Andrada - ator escalado para a novela "Babilônia", próxima trama das nove da Globo, que já começou a ser gravada em Dubai e Paris. Daniel é um médico que volta ao povoado após estudar na cidade grande, enquanto Pedro é um rapaz humilde que trabalha com o pai, o senhor José das Dornas (Elias Gleizer).
Emissora retirou reprise do ar após quatro capítulos
Esse foi o segundo trabalho na televisão de Caio Blat, no papel de Henrique. Hoje em dia, ele vive o José Pedro da novela "Império". Quem também integrou o elenco foi Joana Fomm, intérprete da Eugênia Carlota. Após ficar nove anos afastadas dos folhetins, a atriz deu vida neste ano a Odete da novela "Boogie Oogie" - porém sua personagem acabou morrendo ao ser atropelada de forma misteriosa.
"As Pupilas do Senhor Reitor" foi exibida entre 6 de dezembro de 1994 a 8 de julho de 1995, somando 186 capítulos. Em 2006, o SBT iniciou a reapresentação da trama, porém por apenas quatro dias, sendo retirada do ar, segundo a emissora, por problemas relacionados aos direitos autorais. A novela voltaria ao ar em maio seguinte, numa versão menor, de aproximadamente 70 capítulos, mas isso acabou não acontecendo.
Novela contou com participação de jornalista
O folhetim chamou atenção pelo respeitado elenco. Atuaram na trama, por exemplo, Elizângela - que atualmente está no elenco da novela "Império"como a Jurema -, Denisel Del Vecchio - confirmada em "Os Dez Mandamentos", próxima trama da Record -, Valéria Alencar - sempre lembrada pela sensual Francisquinha -, Lú Grimaldi, Oscar Magrini e Cláudia Mello - protagonista do seriado "3 Teresas", do canal pago GNT.
Rosamaria Murtinho, Ana Lúcia Torre, Míriam Mehler, Eduardo Galvão, Cláudio Curi, Cláudio Fontana e Rogério Márcico foram outros nomes do elenco. A jornalista e colunista de TV Cristina Padiglione, do "O Estado de S. Paulo", fez uma participação no folhetim, assim como Lucinha Lins. A novela contou também com os atores já falecidos Paulo Goulart - morto aos 81 anos em março deste ano -, Jofre Soares e Luiz Carlos Arutim.