Eliana deixa o SBT em junho após quase 15 anos de sua segunda passagem pela emissora que a revelou como apresentadora infantil em 1991. Por enquanto, o destino da artista é incerto - especula-se que ela assinará com o Grupo Globo - bem como a nova grade dominical da rede paulista - vários nomes estão sondados para a vaga de 4h a ser aberta.
Já nos bastidores, os rumores apontam para uma relação distante de Eliana com duas das filhas de Silvio Santos, a falta de investimento em seu programa lançado em agosto de 2009, e o afastamento do empresário das questões relativas à emissora e também do seu dominical.
Voltando a 1998, quando Eliana deixou o SBT e migrou para a Record, se nota uma semelhança entre os argumentos usados pela apresentadora para trocar de canal e as especulações de hoje. Quer entender melhor, o Purepeople te conta!
Poucos dias antes de trocar de emissora, Eliana anunciava em 6 de setembro que seu matinal passaria a ir ao ar também aos sábados. Na época, o contrato da artista, dona de um patrimônio gigantesco, iria até fevereiro de 1999, e estimava-se que o SBT faria uma proposta de R$ 250 mil.
"Minha prioridade é o SBT, que me revelou", garantiu a apresentadora já com propostas da Globo, Record e Band. Além de um dia a mais no ar, o matinal ganharia novos cenários e mais personagens, além de reforçar o lado didático. Tudo isso seria colocado em prática no mês seguinte, mas...
Dez dias depois, tudo mudou e Eliana foi contratada pela Record, que em agosto havia perdido Ratinho para a rival. Já naquele dia, a artista dizia que falta diálogo entre ela e a direção do SBT.
"Silvio Santos dizia que o programa estava indo bem e não precisava mudar. Quando eu mostrei a proposta da Record, ele me desejou boa sorte e disse que as portas continuariam abertas", disse ao "O Estado de S.Paulo" do dia 18. O jornal ainda detalhou que Eliana passaria a dividir com Jackeline Petkovic o programa infantil, o que nunca ocorreu.
Outro detalhe é que Eliana queria ter um programa para a família, desejo na época não aceito pelo SBT. "Contei ao Silvio Santos e ele explicou que, naquele momento, não seria possível me atender. E me deixou à vontade para decidir. Ao saber que eu pensava em sair, ele disse que prepararia três meninas para ficar no meu lugar", relatou ao "O Globo" no final daquele mês.