No dia 25 de novembro é o Dia Nacional da Doação de Sangue, assim como Junho é um mês todo dedicado ao tema, conhecido como Junho Vermelho. Mas você não precisa esperar essas datas específicas para ter uma atitude que pode salvar vidas, certo? Em apoio à iniciativa do Minha Vida , o Purepeople reforça a importância de doar sangue, com informações que podem te inspirar. Confira!
Doar sangue é seguro, rápido e você ajuda a salvar vidas com essa simples atitude. Além disso, os hemocentros sofrem constantemente com a falta de estoque e sua doação pode fazer toda a diferença para quem precisa. No entanto, mesmo que a vontade de doar seja grande, você precisa saber quais são os requisitos para ser um doador. Entre eles, ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg e estar bem alimentado e descansado antes de doar. Para quem tem tatuagens, piercings, está grávida ou possui alguma doença transmissível, o ideal é se informar antes de ir ao hemocentro, ok? Isso porque estes fatores podem impedir temporária ou definitivamente a sua doação.
Outra dúvida muito comum em relação à doação de sangue é como agir em tempos de coronavírus , já que a pandemia demanda medidas rígidas de segurança e de distanciamento social. A boa notícia é que dá sim para fazer a sua doação de sangue, principalmente nesse período em que a tendência é se isolar. Os hemocentros e instituições estão devidamente preparados para receber os voluntários, respeitando todas as normas e medidas de prevenção de contágio. Pode confiar e não deixe de se cuidar!
Entendeu por que é tão importante doar sangue? Para te inspirar ainda mais, não deixe de conferir o conteúdo especial que o Minha Vida preparou sobre o assunto. Além disso, o Facebook conta com uma ferramenta bem efetiva na plataforma, que te ajuda a localizar os hemocentros mais próximos. Vamos fazer a nossa parte?
(Por Marina Couto)