Você já ouviu a expressão Junho Vermelho? Não, não se trata de uma tendência de moda. O mês é conhecido por essa cor, porque é dedicado à conscientização da importância de se doar sangue. E, se os hemocentros já sofrem com a falta de estoque para salvar vidas, com a pandemia e o isolamento social, essa situação ficou ainda mais grave. Quer saber como ajudar? O Purepeople está apoiando a iniciativa do site Minha Vida e reúne algumas informações para te inspirar a doar sangue. Confira!
Embora a vontade de ajudar seja grande, nem todo mundo está apto para doar sangue. Por isso, é importante saber quais são os requisitos para doar sangue. Ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 kg e estar alimentada e descansada são alguns deles. Por outro lado, tatuagens, piercing, gravidez e doenças que sejam transmissíveis são alguns dos fatores que podem impedir temporária ou definitivamente a doação. Se informe antes de ir ao hemocentro, combinado?
Uma ótima maneira de estar bem informada sobre a doação de sangue é acompanhar as campanhas sobre o tema. O Minha Vida criou um Especial Doação de Sangue, com conteúdos para tirar todas as suas dúvidas. Outra iniciativa bacana é a ferramenta Doações de Sangue, do Facebook, que te ajuda a localizar os hemocentros mais próximos e que estão precisando de voluntários. Fique de olho! Outra iniciativa muito importante dessa ação é oferecer esclarecimentos em tempo real. O site Minha Vida vai fazer uma live na próxima terça-feira (16), às 19h, em seus canais do Facebook e Youtube com o tema "Como e por que doar sangue durante a pandemia?". Não perca!
Muita gente ainda tem medo de doar sangue por conta de mitos e crenças sobre o procedimento. Fica tranquila! Doar sangue não te faz engordar, não te deixa doente, não altera o seu sangue e não interfere no funcionamento do seu organismo. E mais: uma só doação é capaz de salvar até 4 vidas, sabia? Não precisa ter medo!
Com a Covid-19, ficar em casa e manter o distanciamento social são medidas para ajudar a conter o vírus. No entanto, os hemocentros acabam ficando sem estoque e as pessoas que dependem da doação de sangue sofrem as consequências. Por isso, os locais de doação estão preparados para que você possa doar de forma segura, sem riscos. Se ainda tiver dúvidas sobre a importância desse jeito, saiba como e porque doar sangue durante a pandemia, conteúdo criado pelo Minha Vida, e se inspire!
(Por Marina Couto)