No mês de junho, também conhecido como Junho Vermelho, diferentes iniciativas reforçam a importância da doação de sangue, que deve ser feita o ano todo. No entanto, com a Covid-19 e o isolamento social, muitas pessoas questionaram se é seguro fazer doações durante a pandemia. Para ajudar a responder essas questões e incentivar o ato que pode salvar vidas, o Minha Vida preparou uma live com o doutor Dante Langhi, na próxima terça (16). Saiba mais!
Se os hemocentros já sofrem com a falta de estoque nos bancos de sangue, imagina com a pandemia do coronavírus? Pois é, a situação fica ainda mais agravante. No entanto, a boa notícia é que você pode sim doar sangue, mesmo em tempos de isolamento social . Respeitando todas as normas de segurança, as instituições estão preparadas e equipadas para que os voluntários estejam seguros ao fazer a boa ação. Confie e se cuide!
No entanto, se você ainda tem suas dúvidas sobre doação de sangue e como se proteger antes de doar, o Minha Vida convidou o doutor Dante Langhi, hematologista e presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), para responder todas as dúvidas sobre o tema em uma live especial que irá acontecer na próxima terça (16), às 19h, em seus canais do Facebook e Youtube com o tema "Como e por que doar sangue durante a pandemia?". Imperdível!
Vale reforçar também que a doação de sangue é um gesto nobre, mas é preciso ficar atenta, pois alguns fatores básicos podem te impedir de doar sangue. Se você tem entre entre 16 e 69 anos e pesa no mínimo 50 kg você já pode doar sangue. Não se esqueça de descansar e de se alimentar antes, ok? Porém, se você está grávida, possui tatuagens ou piercing, ou ainda tem alguma doença transmissível, é importante se informar para saber se você está mesmo apta ou precisa esperar mais um pouco antes de fazer sua doação.
Além da live do Minha Vida com o especialista, não deixe de conferir as iniciativas que já estão rolando para conscientizar sobre a doação de sangue e que ajudam a desmistificar os mitos em torno do assunto. O Minha Vida criou um conteúdo Especial Doação de Sangue para esclarecer todas as dúvidas. Você também pode se cadastrar e se informar na ferramenta Doações de Sangue do Facebook sobre os hemocentros mais próximos e que estão precisando de voluntários. Vamos ajudar?
(Por Marina Couto)