Se tem um período do ano em que Solange Almeida abre mão da dieta, é na época das festas de São João. Em entrevista ao Purepeople, a cantora, dona de um corpo curvilíneo, revela que adora se vestir a caráter e diz o que não pode faltar em uma festa junina.
"Nos últimos dois anos de São João, durante as lives, período da pandemia, usei vários figurinos das princesas da Disney, mas todos adaptados caipiras. Para este ano, preparei figurinos tradicionais, outros mais fashion, com brilho, plumas... Esse fim de semana, cantei de Branca de Neve. Faz parte da magia", afirma.
Ao ser questionada sobre o que um arraiá precisa para ser completo, Solange lista: "Muito forró e gente feliz! Gente que sai de casa para viver essa magia do São João".
Na hora de escolher o seu prato favorito, Solange tem dificuldade em optar por um só. "Canjica, pamonha, amendoim cozido... é difícil, porque gosto de tudo", explica.
"Não consigo, não tem como [risos]. Amo toda a culinária. Sou baiana, e no interior da Bahia há uma tradição muito viva na culinária. Acho que não aparecem uns quilinhos a mais porque perco durante o show", acrescenta.
Primeiro foi o Carnaval que voltou, ainda de forma tímida, com restrições. Agora, são as grandiosas festas de São João, depois de mais de dois anos de pandemia. Mesmo com a agenda lotada, Solange Almeida se apresenta no dia de abertura – 4 de junho –, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, na cidade do Agreste de Pernambuco (confira programação).
"É um mix de sentimentos poder voltar para fazer uma das maiores e mais aguardadas festas de São João do Brasil que é em Caruaru, ainda mais porque gera uma expectativa de renda para o 'tio' da barraca, os ambulantes, a turma dos bastidores dos eventos", destaca a artista.
"Só eles e nós artistas sabemos o quão está sendo importante essa grande volta do São João. Precisávamos muito disso! E não teria cidade melhor para dar o start para a minha turnê de São João, que vai para mais de 30 shows somente em junho", vibra.
O evento com vários polos, voltado às crianças e à cultura popular, retoma também com os shows de grandes palcos, com forró, axé e sertanejo.
"É uma questão de equilíbrio e lógica. Não vejo problema em um artista alheio ao forró se apresentar numa festa de São João na proporção em que os forrozeiros também sejam prestigiados e respeitados", pontua Solange Almeida.
"Há colegas mais tradicionais que esperam um ano inteiro para poderem trabalhar bem no período junino, principalmente nessa retomada depois de dois anos parados por conta da pandemia. É importante mesclar mas de forma justa, porque fica tudo bem e o público fica feliz porque no final tudo é música, tudo é Brasil", declara.
Solange Almeida adianta o que o fãs podem esperar do seu show. "Muito forró e muita alegria. Eu amo as festas de São João, em determinado momento troco de figurino, coloco uma roupa caipira e incorporo mesmo", entrega.
Questionada sobre a escolha do repertório, Solange Almeida destaca: "Sou do forró e me orgulho muito por isso, mas sou cantora que canta tudo! É sucesso, trago para o forró! Mas preparamos aquele tradicional bloco de marchinhas juninas, músicas que fazem um São João de verdade".