O São João de Caruaru está de volta! Depois de 2 anos de ausência por conta da pandemia, um dos eventos mais esperados de Pernambuco acontece em 2022 a partir do dia 4 de junho, com festejos confirmados até 2 de julho.
+ São João PurePeople: Claudia Leitte revela detalhes sobre show em Caruaru, Xand Avião celebra retomada, Solange Almeida detalha rotina intensa e informações sobre o São João de Campina Grande!
Para marcar o tão aguardando retorno, o festejo tem sido chamado de "O São João do Reencontro". Os grandes shows acontecem no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, também conhecido como Pátio do Forró. A estrutura já tem sido montada desde o começo de maio.
Além deste palco, a programação do São João de Caruaru pode ser conferida em outros 24 polos distribuídos entre as zonas rural e urbana do município. A seguir, confira os principais destaques do evento e conheça mais sobre a história!
O São João de Caruaru prioriza o forró e outros gêneros tradicionais do Nordeste na programação, mas, também, abre espaço para outros ritmos populares do Brasil. Já na noite de abertura, 4 de junho, o Pátio do Forró recebe uma representante do axé music: Claudia Leitte. Solange Almeida e Elba Ramalho completam a programação do dia.
Para os amantes de forró, a programação do palco principal do São João de Caruaru reserva atrações para todas as gerações. Calcinha Preta, Limão Com Mel, Xand Avião, Banda Magníficos, Cavaleiros do Forró, Walkyria Santos e Wesley Safadão são alguns dos representes do forró eletrônico confirmados no line-up.
Entre os nomes da nova geração e os representantes da vertente do piseiro, nomes como João Gomes, Jonas Esticado, Luan Estilizado, Barões da Pisadinha, Mano Walter e Nattan estão garantidos no line-up.
Outra novidade é o retorno das matinês. Durante cinco dias, o público pode conferir shows a partir das 18h. Para comandar a faixa de horário, o evento escalou Bell Marques (11/06), Dorgival Dantas (23/06), Luan Santana (24/06), Mari Fernandez (25/06) e Felipe Amorim (26/06).
Para o encerramento, em 2 de julho, o São João de Caruaru reserva outra estreia aguardada pelo público: Juliette. Também diretamente do "BBB", Naiara Azevedo canta na mesma noite. Entre artistas de gêneros variados, Alok, Maiara e Maraisa, Matheus e Kauan e Tierry estão entre atrações muito esperadas pelos presentes.
A Calcinha Preta faz um retorno triunfal ao São João de Caruaru no dia 12 de junho. É a primeira vez que a banda se apresenta na cidade após a morte de Paulinha Abelha, em fevereiro. Apesar da ausência ainda muito sentida, a banda se mostra animada com o retorno dos festejos juninos.
"São 26 anos, a gente tá acostumado a fazer uma média de 40 a 45 shows por mês e esse ano não vai ser diferente. Eu tenho certeza que com a ajuda de Deus primeiramente e de vocês [o público] vai dar tudo certo, a gente vai fazer o melhor São João das nossas vidas. Afinal, foram dois anos em casa, então, a gente tá morrendo de saudade de cantar", afirma Bell Oliver, vocalista da Calcinha, em depoimento exclusivo ao Purepeople Brasil.
Uma maratona tão intensa exige um cuidado proporcional, como conta Bell. "O mês junino é um mês de maratona exaustiva, então, a gente tem que se preparar antes. Academia, preparar a voz com fonoaudiólogo, professor de canto. Tem também algumas restrições, como evitar gelado e não beber muito", disse o cantor.
Atração em pleno Dia dos Namorados, Calcinha Preta promete um show cheio de romantismo para os forrozeiros. "O público de Caruaru, que conhece tão bem a família Calcinha Preta, pode aguardar um show incrível, com muitos momentos especiais. E tem um momento que tá dando o que falar, que é o momento acústico", antecipou.
Atração do São João de Caruaru no dia 17 de junho, Jonas Esticado revelou, com exclusividade ao Purepeople, novidades sobre o show no Pátio do Forró. "O que o público pode esperar é muita música boa, para todos os gostos, romântica, dançante, sucessos e os nossos lançamentos de 2022 que são 'Imagina Quando Sentar', 'Vuco Vuco' e 'Beijo Bêbado'" adiantou.
Para dar conta da maratona de 43 shows, Jonas tenta manter cuidados, mesmo com a rotina desregulada das estradas. "Nos intervalos, eu tento descansar e recuperar as energias, poupar a voz durante o dia, conversar o mínimo para dar conta dessa maratona que, muitas vezes, começa pela parte da manhã e não tem hora para terminar. Outro detalhe que eu tento priorizar é a alimentação, apesar de que nem sempre é possível, mas me organizo para fazer as refeições corretas para dar conta de tudo", diz o cantor.
Atração no dia 11 de junho, Luan Estilizado já era presença garantida no São João de Caruaru antes mesmo de despontar como artista solo. "Eu toco sanfona desde criança e sempre toquei nos shows do meu pai, Amazan, inclusive, no São João de Caruaru", conta ele, em depoimento exclusivo para o Purepeople.
Um dos momentos mais emocionantes da trajetória de Luan aconteceu, justamente, no São João de Caruaru graças ao sucesso da faixa "É Só Oi e Tchau", lançada por ele em 2019. "Sempre me passou pela cabeça: 'será que um dia vai ter um multidão dessa pra me ouvir cantar?'. Chegou o momento certo. A minha música de trabalho era 'É Só Oi e Tchau'. Tava muito ansioso pra subir no palco, 'será que as pessoas vão cantar?'. E aquela multidão na praça cantou minha música. Fiquei muito feliz e muito emocionado", conta Luan.
Luan promete um repertório especial para o público caruaruense. "Tocar no São João de Caruaru é sempre especial pra mim", celebra.
04/06 (sábado)
Elba Ramalho
Solange Almeida
Claudia Leitte
05/06 (domingo)
Dorgival Dantas
Alcymar Monteiro
Alceu Valença
10/06 (sexta-feira)
Renan Cruz
Toca do Vale
11/06 (sábado)
Bell Marques (18h)
Vilões do Forró
Matheus & Kauan
Luan Estilizado
12/06 (domingo)
Israel Filho
Limão com Mel
Calcinha Preta
17/06 (sexta-feira)
Azulão
João Gomes
Jonas Esticado
18/06 (sábado)
Fulô de Mandacaru
Xand Avião
Vitor Fernandes
19/06 (domingo)
Banda Magníficos
Tarcísio do Acordeon
Tierry
23/06 (quinta-feira)
Dorgival Dantas (18h)
Brucelose
Barões da Pisadinha
Mano Walter
24/06 (sexta-feira)
Luan Santana (18h)
Novinho da Paraíba
Matheus Fernandes
25/06 (sábado)
Mari Fernandes (18h)
Pedrinho
Maiara & Maraisa
Alok
26/06 (domingo)
Felipe Amorim (18h)
Cavaleiros do Forró
Nattan
Priscila Senna
29/06 (quarta-feira)
Magnatas do Forró
Wesley Safadão
Geraldinho Lins
30/06 (quinta-feira)
Caruaru canta Dominguinhos
Batista Lima
Raí Saia Rodada
01/07 (sexta-feira)
Eliane, a Rainha do forró
Adriana Moral e Forró Calango Aceso
Walkyria Santos
Baby Som
02/07 (sábado)
Aduílio Mendes
Wallas Arrais
Naiara Azevedo
Juliette
1) O início do São João de Caruaru
Segundo o historiador e consultor cultural Walmiré Dimeron, nascido em Caruaru e especialista em assuntos relacionados à memória da cidade, os primeiros registros que mencionam os festejos juninos por lá datam do século XIX, por volta da década de 1850, quando o município ainda era uma vila.
Em entrevista ao portal NE10 Interior, ele relata que, até o final da década de 1950, as festas juninas aconteciam em fazendas da região e, na década posterior, começaram a se espalhar pelas ruas de Caruaru.
2) O título de Capital do Forró
Caruaru disputa com Campina Grande, na Paraíba, o título de maior São João do mundo. No entanto, existe uma expressão atribuída à cidade pernambucana que nenhuma outra tira: Capital do Forró. Esta alcunha foi popularizada graças a uma música.
Na década de 1980, quando a tradição do São João de Caruaru começa a ganhar força turística e chamar a atenção da prefeitura, o Trio Nordestino gravou uma canção com este título, que fazia reverência à paixão do caruaruense por essa festa. "As rádio de lá sai pela ruas, não deixa o baião um minuto só / É por isso que Caruaru é a capital do forró / É a capital do forró, é a capital do forró", diz o refrão.
3) Último São João de Caruaru antes da pandemia bateu recordes
Segundo o portal NE10 Interior, o São João de Caruaru de 2019, o último realizado antes da pandemia, recebeu cerca de 3,2 milhões de pessoas. Estima-se que uma média de 50 mil pessoas estiveram no Pátio do Forró por dia durante o evento, chegando a ultrapassar 100 mil presentes nas principais datas.
Quem se apresentou para um público de 100 mil pessoas foi Marília Mendonça, que estreou no palco principal de São João de Caruaru daquele ano em pleno Dia dos Namorados.
4) Comidas gigantes são destaques do São João de Caruaru
Um das principais atrações do São João de Caruaru são as comidas e bebidas gigantes. Em diversas zonas da cidade, o público se reúne para experimentar uma versão bem aumentada de algum prato tradicional.
Em 2019, por exemplo, o público pôde aproveitar o maior chocolate quente, o maior Cozido de milho na manteiga de garrafa, o maior cuscuz, o maior cozido, entre outros pratos. Um dos mais famosos, no entanto, é o pé-de-moleque gigante. Em 2008, a iguaria pesou 2 toneladas. Segundo o G1, são necessários 1,8 mil ovos, 600 quilos de mandioca, 180 quilos de margarina, 300 quilos de açúcar e 45 quilos de castanha para a receita.
5) São João de Caruaru foi reconhecido pelo Guinness?
Há muitos anos, circula, nas redes sociais, a notícia de que o São João de Caruaru foi reconhecido pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como o maior do mundo, o que daria fim à antiga disputa com Campina Grande.
No entanto, a informação ainda não procede. Com a força que a notícia ganhou no ano passado, durante a ausência dos festejos juninos, o G1 consultou a equipe do Guinness Book, que informou que a categoria não é monitorada pela organização no momento. Portanto, nenhuma das duas cidades poderiam ser reconhecida pelo livro dos recordes.