Daniel foi procurado pela cantora mexicana Thalía para gravar um dueto da música "Estou Apaixonado". Em entrevista para o colunista Bruno Astuto, da revista "Época", o sertanejo contou como surgiu a ideia deste trabalho.
"Ela entrou em contato comigo para fazermos o dueto. Não nos encontramos pessoalmente e a tecnologia se encarregou disso. A música também estará no próximo DVD de Thalía".
O artista vive uma boa fase na carreira e se dedica ao lançamento do DVD Daniel – 30 Anos, O Musical. Na obra, o cantor divide o palco com atores e dançarinos para mostrar diferentes momentos de sua vida.
"A gente selecionou um elenco de pessoas envolvidas com musicais, bailarinos e o repertório são minhas grades influências como Elvis Presley, Jessé, Guilherme Arantes, Milton Nascimento, Renato Teixeira , entre outros. Fizemos uma mistura de coisas que se adequevam a cada etapa da minha história".
O músico, que faz parte do time do programa "The Voice Brasil", foi chamado para atuar em uma novela da TV Globo. "Benedito Ruy Barbosa me convidou para viver um cantor no remake de 'Meu Pedacinho de Chão', a próxima das seis, mas não tenho detalhes. Tudo pode acontecer".
Daniel também se dedica a um trabalho com pessoas com deficiência. Ele foi convidado para ser embaixador da rede de atendimento Apae. O cantor tem um irmão com paralisia cerebral.
"Participo ativamente da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) e tudo o que estiver ao meu alcance eu vou fazer. Meu irmão foi um dos grandes incentivos para que eu quisesse cantar. Desde novinho ficava cantorolando pela casa e cada vez que ele esboçava felicidade eu tinha mais força".