A repercussão da violência que atingiu recentemente o bairro de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, ganhou destaque no site Alemão "Bild", que definiu a tragédia como "Caos no Brasil". E foi o suficiente para que o jogador Cristiano Ronaldo decidisse orientar a família a não viajar para o país.
Segundo a versão online do jornal da Alemanha, Cristiano, jogador da seleção de Portugal, não teria permitido a família de vir ao país e ainda definido o Brasil como um destino muito perigoso.
O jogador, segundo o coronel Ary Bertonlino, do Centro de Gerência de Navegação Aérea da FAB, combinou em março deste ano de trazer a família para acompanhá-lo na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, que acontecerá em junho. "Virão a seleção de Portugal e quatro aeronaves executivas com a família de Cristiano Ronaldo", contou durante uma entrevista coletiva.
A reportagem da publicação alemã ainda cita os dias de greve da Polícia Militar em Salvador, na Bahia, que terminou com 39 pessoas mortas, e orienta visitantes a ficarem longe de comunidades ("não visite favelas", diz uma das dicas). Outra recomendação está relacionada a viagens de táxis ("só pegue táxis oficiais"), especificou o texto.
Viagem cancelada
Em junho de 2013, Brad Pitt cancelou a sua vinda ao Brasil onde divulgaria o seu filme "Guerra Mundial Z". O marido de Angelina Jolie decidiu desistir da ideia da viagem por causa das manifestações ocorridas no início do mês, mas segundo pessoas próximas ao ator, o cancelamento da viagem aconteceu porque Brad não acreditava ser um bom momento para fazer um evento de tapete vermelho enquanto o país passava por momentos de insatisfação política.