O zagueiro do Nacional-Uruguai Izquierdo morreu aos 27 anos após seis dias de internação, no fim da noite desta terça-feira (27), no Hospital Albert Einstein, onde também faleceu Silvio Santos há quase duas semanas. Izquierdo passou mal durante a partida de seu clube contra o São Paulo, no Morumbis, pela Libertadores da América.
Aos 39 minutos do segundo tempo, o jogador caiu em campo e deixou o estádio de ambulância. Inicialmente, o diagnóstico era de arritmia cardíaca, porém no final de semana a unidade de saúde relatou parada cardíaca e que o atleta precisou do desfibrilador, sendo levado para a UTI.
Novos exames e boletins só indicavam piora no estado de saúde de Izquierdo, que teve "comprometimento cerebral", "aumento da pressão intracraniana", "ventilação mecânica", e "quadro neurológico crítico". A família do jogador, que deixa viúva e dois filhos - o mais novo nasceu há duas semanas -, chegou à São Paulo para se juntar a membros do Nacional.
O Campeonato Uruguaio foi interrompido durante a internação de Izquierdo, cujo corpo será trasladado para o país vizinho. Neste ano, o futebol já havia se despedido de lendas como Zagallo e Beckenbauer.
Assim que a morte de Izquierdo foi revelada, clubes e outros jogadores de futebol lamentaram. "Dor, tristeza, difícil de explicar. Que descanse em paz e muita força para sua família e seus amigos", escreveu Luis Suárez, ídolo uruguaio. Meia do Flamengo, De la Cruz também se pronunciou com foto de infância, na base do Liverpool-URU.
"Voa alto, meu negro. Meus pêsames e forte abraço à família nesse momento tão difícil. Nós soubemos rir por muito tempo e com essa bonita alegria vou lembrar de você, negão", se despediu.
Equipe que joga nesta noite, o São Paulo voltou a mostrar solidariedade. "Vivemos dias de orações, união e esperança, e hoje estamos em profunda tristeza com a notícia do falecimento de Juan Izquierdo, atleta do Nacional. Nossas condolências aos familiares, amigos, colegas de trabalho, torcedores do Nacional e a todo o povo uruguaio neste momento de dor. Um dia triste para o futebol. Descanse em paz, Juan", diz a nota.
Outros clubes brasileiros e uruguaios também mostraram lamento. Entre eles, o Peñarol, grande rival do Nacional: "Expressamos as nossas mais profundas condolências e abraçamos a sua família, os seus amigos e o Clube Nacional de Futebol neste momento de tanta dor".