O que é bom para a pele no inverno? Por que ela fica mais ressacada com os dias frios e secos? O começo de setembro trouxe com ele a reta final da estação e também a contagem regressiva para a chegada da primavera, mas se você ainda tem dúvidas como as listadas acimas, dá tempo de solucioná-las!
A nova estação começa no próximo dia 22 e, enquanto ela não chega, o Purepeople conversou com uma especialista para descobrir quais são os cuidados essenciais no fim da estação mais fria e também mais seca do ano! Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Andréa Sampaio conta as áreas do corpo que demandam mais atenção e ainda o que pode ser levado para a próxima estação.
O clima mais seco no inverno afeta diretamente a pele, trazendo uma tendência maior a eczemas e dermatites. "O ressecamento pode provocar coceira e erupções na pele. Por isso, é importante usarmos hidratante diariamente para melhorar a barreira de proteção e reforçar toda estrutura da pele, evitando qualquer doença que possa ser deflagrada com ressecamento excessivo da pele", aponta a dermatologista.
A médica explica que o uso diário de hidratante contribui para a diminuição de áreas ressecadas no corpo. "Quanto mais cremoso for o produto, melhor a sua hidratação. É importante porque os hidratantes têm alguns ativos que ajudam na reparação da barreira da pele", explica Dra. Andréa.
"Além disso, é muito importante o uso de água morna no banho, evitando água muito quente, que acaba piorando o ressecamento, assim como buchas e banhos de imersão. É bom também optar por sabonetes suaves, de base hidratante, preferencialmente líquidos, e em pouca quantidade", detalha a especialista.
Com a chegada da primavera, você deve manter o chuveiro na opção morna e evitar o uso excessivo de buchas. "Além disso, o uso diário de hidratante pode ser adaptado: no inverno, escolha cremes com base mais cremosa, e depois, loções mais leves", sugere.
Dra. Andréa pontua ainda que os lábios são uma das partes do corpo que mais sofre com os dias mais frios e secos. "Um péssimo hábito é passar a língua ou a saliva nos lábios, porque acaba ressecando ainda mais, pela diferença de PH", aponta.
"O hidratante labial é bem-vindo, de uso diário, que pode ser reutilizado ao longo do dia. À noite, podemos usar um produto com uma base mais oleosa para ajudar a restaurar a barreira de proteção dessa região, evitando ressecamento", orienta a dermatologista.
E caso você esteja pensando em investir em tratamentos de laser e luz pulsada, os últimos dias do inverno são o momento certeiro! "Como a exposição solar é menor no inverno e a radiação ultravioleta costuma ser menor também, a pele fica mais clara e isso favorece a recuperação do paciente", afirma Dra. Andréa.