Não tem mistério nenhum no cronograma capilar! Descomplique o tratamento e se invista neste programa em casa para turbinar a saúde do seu cabelo. O Purepeople, junto com o cabeleireiro Ricardo dos Anjos, do O Boticário, esclareceu algumas dúvidas e regras que vão te ajudar. Crie o seu próprio calendário de cuidados com as madeixas!
Depois de observar o seu cabelo, você percebeu que ele está embaraçando demais e com muito frizz? Então, vale a pena redobrar as etapas de nutrição. "Essa etapa faz a reposição de lipídeos, para manter a flexibilidade e reter água adquirida no processo de hidratação. Deixa os fios mais macios e fáceis de pentear", explica o especialista. Invista em produtos próprios para a espessura do seu fio. Óleos naturais, como o de coco, podem ser os seus aliados.
Percebeu que o cabelo está sem movimento e áspero? Se jogue na hidratação! "Ela repõe a água e os nutrientes perdidos diariamente. Devolve o brilho e leveza dos fios", destaca. O ideal é procurar produtos que previna pontas duplas e combatam o ressecamento. Esse passo formará uma camada protetora para selar as cutículas e devolver a textura sedosa para as madeixas.
Fios fracos e quebradiços? Está na hora de investir na reconstrução. Este é, na verdade, o passo ideal para quem descoloriu o cabelo recentemente ou fez uso de alguma técnica de alisamento porque vai reparar a fibra capilar através de vitaminas. "Faz a reposição de proteína, especialmente queratina e aminoácidos. Essa etapa devolve a força dos fios e aumenta a massa capilar", aponta.
Já tem os produtos de nutrição, hidratação e reconstrução em mãos? Então, está na hora de começar! O processo dura cerca de 1 mês e você deve lavar os fios a cada 2 dias. Em cada lavagem, use uma máscara de tratamento. O ideal é intercalar os passos e repetir o que mais você sentiu necessidade no seu cabelo. Por exemplo, se estiver com fios quebradiços, foque na reconstrução. Nesse caso, comece com a hidratação, vá para a reconstrução, faça a nutrição, aposte na reconstrução novamente e reinicie o ciclo. Ao final do tratamento, observe as mudanças da madeixa e, se quiser, faça um novo cronograma atendendo as novas necessidades.
(Por Ana Clara Xavier)