Quem tem cabelos cacheados, crespos ou ainda está em transição capilar certamente conhece o cronograma capilar. Para quem não sabe do que se trata, é uma rotina de tratamentos que inclui hidratação, nutrição e reconstrução, e cada etapa possui um objetivo diferente.
Além disso, é possível potencializar o seu cronograma capilar seguindo algumas dicas que o Purepeople separou para você!
O cronograma capilar é composto, basicamente, por três tratamentos: hidratação, nutrição e reconstrução. No entanto, antes de colocar o cronograma em prática, é preciso manter os fios bem limpos, em especial o couro cabeludo, já que é na região que as madeixas crescem.
Para quem tem cabelos mais oleosos, a dica é investir em um shampoo transparente, com propriedades refrescantes.
Já para quem está com os fios mais ressecados, um shampoo mais hidratante vai ajudar bem mais. O ideal é lavar os cabelos dia sim, dia não, para não interferir na oleosidade natural.
Os cabelos cacheados podem ter um intervalo maior, mas sem exageros.
A hidratação é o primeiro e o mais básico tratamento do cronograma capilar. Todos os tipos de cabelo precisam ser hidratados, pelo menos, uma vez por semana e as máscaras concentradas são aliadas para dar maciez e brilho. No entanto, se você quer potencializar a hidratação dos fios, invista em receitas caseiras.
A mistura do creme com ingredientes que você tem casa repõem a água que os fios perderam e devolvem a hidratação que suas madeixas precisam.
Cabelos naturalmente secos ou que estejam ressecados sofrem por conta da falta de lipídios nos fios. É por isso que, nesses casos, o frizz costuma aparecer com mais frequência e o toque fica mais áspero. Então, a nutrição é a pedida para resolver essas questões.
Ela também pode ser feita com máscaras nutritivas, mas o óleo de coco é o ingrediente certo para potencializar essa etapa. Você pode adicionar algumas gotas do óleo vegetal no seu creme de tratamento ou usá-lo puro no fios, fazendo uma umectação.
A nutrição pode ser feita a cada 15 dias ou semanalmente, de acordo com a sua necessidade.
A reconstrução é a terceira etapa do cronograma capilar e é um tratamento mais profundo do que os outros. Isso porque ele é responsável por repor a queratina dos fios, afetada principalmente por procedimentos químicos constantes, como coloração e alisamentos.
Para uma reconstrução mais potente, a dica é usar a queratina líquida para fazer o tratamento, produto acessível e fácil de achar em farmácias e lojas especializadas.
É importante ficar atenta à forma de usá-la, seguindo as orientações da embalagem, pois o uso incorreto da queratina líquida pode deixar os fios enrijecidos.