Cuidados com o cabelo descolorido em casa são essenciais! Seguir um cronograma capilar adequado e investir em produtos específicos irá manter os fios saudáveis. Além de ficar mais bonito, você também pode prolongar o efeito do descolorante em casa ao tomar as medidas necessárias. Quer saber como? A consultora de beleza da Ikesaki, Claudia Mata, destacou algumas questões e o Purepeople listou dicas para te ajudar nessa missão. Confira!
Já avisamos que o cronograma capilar precisa fazer parte da sua rotina, certo? Porém quem tem o cabelo descolorido precisa redobrar os cuidados. "Garantir a saúde dos fios é o primeiro passo para reforçar a fibra capilar e as colorações ganhem maior durabilidade", destaca Claudia Mata. Tendo em mente as etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, o ideal é focar em produtos especializados para cada função para intensificar o processo. Vale usar queratina líquida no caso da reconstrução por ser mais potente.
O cabelo cacheado sofre bastante com a descoloração. Por ser muito forte, o produto pode diminuir a curvatura das ondas, dando um aspecto nada legal. O ideal é investir no processo de umectação para manter os fios mais lindos.
Lavar o cabelo com água gelada já é quase um senso comum, certo? Por mais que você fure esta regra, ela é muito importante para a saúde dos fios. E, quando o assunto é aumentar a durabilidade da coloração, vale repensar a frequência com a qual você expõe os fios à água. "A rotina de lavar os cabelos todos os dias não colabora para a permanência da coloração", avisa a consultora de beleza. Diminua a sua rotina de limpeza para 3 vezes por semana.
Quem passou pela descoloração do cabelo precisa investir em produtos específicos para cada situação. "As loiras podem apostar nos shampoos matizadores roxos/violetas para evitar manchas e neutralizar a tonalidade amarelada dos fios", avisa Claudia Mata. Antes de adquirir, procure um especialista para encontrar o certo para o seu fio para não causar um efeito rebote no seu cabelo.
Evite o uso do secador, do babyliss e da chapinha nos cabelos descoloridos. Mas, se for necessário o uso dessas fontes de calor, não deixe de passar produtos para proteger os fios. "Para evitar a sensibilização dos fios, a utilização de protetores térmicos de qualidade vai garantir a saúde dos cabelos durante a exposição", aponta a profissional.
(Por Ana Clara Xavier)