Clareamento de axilas caseiro viraliza no TikTok: saiba perigos e como evitar manchas na região
Publicado em 15 de fevereiro de 2022 às 18:22
Por Marilise Gomes | Beleza & Estilo
Ama escrever sobre beleza, estilo, TV e astrologia. Curiosa, sabe que a autenticidade é segredo para o melhor look do dia.
Uso de limão, ácido, bicabornato e outros truques difundidos na internet para combater o escurecimento das axilas podem causar irritação e inflamação da pele da região com consequente piora da aparência das manchas.
Clareamento de axilas caseiro viraliza no TikTok: saiba perigos e como evitar manchas na região Clareamento de axilas é tendência no TikTok: entenda perigos e veja como realizá-lo de jeito seguro O aparecimento de manchas nas axilas é recorrente: saiba como tratá-las de forma correta Clareamento de axilas fica mais efetivo com o uso de desodorantes corretos: evite itens com alumínio A depilação a laser é aliada para evitar manchas nas axilas
Veja + após o anúncio

Depois da trend do glow up para melhorar o brilho e a uniformidade da pele do rosto, o foco dos aficionados por beleza do TikTok agora é outro: as axilas. A tendência consiste na realização de cuidados com essa região para torná-la mais bonita e uniforme, com o objetivo principal de clarear as manchas que surgem nas axilas.

O problema é que, para conseguir essa mudança, os usuários da rede estão apostando em receitas que podem não fazer efeito no clareamento ou até mesmo piorar a situação. O uso de limão, bicabornato de sódio e ácidos pode gerar uma irritação e uma resposta inflamatória na região, que é justamente o que leva ao escurecimento das axilas.

"A inflamação estimula a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, em um processo conhecido como hiperpigmentação pós-inflamatória, resultando nas manchas", afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como clarear as axilas de modo seguro? Dermatologista explica

Para clarear axilas manchadas ou evitar o surgimento de manchas, existe um caminho a ser seguido sem deixar pele em risco. Segundo a Dra. Paola, a prevenção pode ser feita evitando fatores que vão irritar a pele da região e causar seu escurecimento, como o atrito.

"O atrito frequente leva a um espessamento da pele, que acaba escurecendo. Isso pode ocorrer em qualquer pessoa, porém, aquelas que possuem síndrome metabólica (pré-diabetes ou diabetes) ou pele mais pigmentada são mais afetadas", explica a médica, que recomenda o uso de roupas arejadas.

Clareamento de axilas feito de modo incorreto pode agravar as manchas na região © Shutterstock

Segundo a especialista, é importante também diminuir a frequência de procedimentos como a depilação com cera. Durante a retirada dos pelos com essa técnica, cerca de 36% da pele também é retirada.

"Como resposta a essa agressão, ocorre um processo inflamatório com aumento na produção de melanina e consequente formação de manchas. O mesmo acontece com as lâminas, que provocam um microtrauma ao retirar a camada natural de oleosidade que protege a pele. Mas a cera quente oferece um risco maior, pois, além da tração, a pele também sofre com a alteração térmica", explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Fique atenta à formulação do seu desodorante

Outro ponto de atenção deve ser o desodorante que você está usando: alguns produtos contam com substâncias irritantes que podem levar a formação de manchas na região.

"O alumínio, por exemplo, muito usado nas fórmulas de desodorante por obstruir o ducto das glândulas sudoríparas e inibir o suor, pode causar sensibilidade na pele, assim como o álcool e o bicarbonato de sódio, que contêm propriedades de absorção de umidade e neutralização de odores nas axilas, mas podem secar e irritar a pele sensível", afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica Gru e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Finalmente, vale ressaltar a importância de pesquisar e procurar especialistas antes de adotar qualquer técnica que vemos na internet para o clareamento das axilas. "Devemos ficar muito atentos a modismos da internet. Sempre procure um dermatologista, já que apenas ele poderá indicar uma rotina honesta de cuidados com a pele e que realmente seja adequada para você", indica Dr. Daniel Cassiano.

Palavras-chave
Beleza & Estilo Beleza Corpo Principais notícias Galeria Vertical
Sobre o mesmo tema
Quem de 'Casamento às Cegas Brasil' ainda está casado? Após divórcio de Renata e Alexandre, veja os casais que continuam juntos
Quem de 'Casamento às Cegas Brasil' ainda está casado? Após divórcio de Renata e Alexandre, veja os casais que continuam juntos
13 de agosto de 2024
'Estrela da Casa': Rodrigo Garcia já abriu show do Babado Novo e tem tatuagem inusitada; saiba mais sobre o participante!
'Estrela da Casa': Rodrigo Garcia já abriu show do Babado Novo e tem tatuagem inusitada; saiba mais sobre o participante!
8 de agosto de 2024
Notícias similares
Qual o segredo da beleza de Luiza Brunet aos 62 anos? Mãe de Yasmin Brunet faz tratamento estético inovador que garante resultado natural
Qual o segredo da beleza de Luiza Brunet aos 62 anos? Mãe de Yasmin Brunet faz tratamento estético inovador que garante resultado natural
13 de agosto de 2024
De biquíni, Rafaella Santos mostra beleza natural em fotos sem make e web elogia irmã de Neymar: 'Sempre linda'
De biquíni, Rafaella Santos mostra beleza natural em fotos sem make e web elogia irmã de Neymar: 'Sempre linda'
12 de setembro de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias