Depois da trend do glow up para melhorar o brilho e a uniformidade da pele do rosto, o foco dos aficionados por beleza do TikTok agora é outro: as axilas. A tendência consiste na realização de cuidados com essa região para torná-la mais bonita e uniforme, com o objetivo principal de clarear as manchas que surgem nas axilas.
O problema é que, para conseguir essa mudança, os usuários da rede estão apostando em receitas que podem não fazer efeito no clareamento ou até mesmo piorar a situação. O uso de limão, bicabornato de sódio e ácidos pode gerar uma irritação e uma resposta inflamatória na região, que é justamente o que leva ao escurecimento das axilas.
"A inflamação estimula a produção da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, em um processo conhecido como hiperpigmentação pós-inflamatória, resultando nas manchas", afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para clarear axilas manchadas ou evitar o surgimento de manchas, existe um caminho a ser seguido sem deixar pele em risco. Segundo a Dra. Paola, a prevenção pode ser feita evitando fatores que vão irritar a pele da região e causar seu escurecimento, como o atrito.
"O atrito frequente leva a um espessamento da pele, que acaba escurecendo. Isso pode ocorrer em qualquer pessoa, porém, aquelas que possuem síndrome metabólica (pré-diabetes ou diabetes) ou pele mais pigmentada são mais afetadas", explica a médica, que recomenda o uso de roupas arejadas.
Segundo a especialista, é importante também diminuir a frequência de procedimentos como a depilação com cera. Durante a retirada dos pelos com essa técnica, cerca de 36% da pele também é retirada.
"Como resposta a essa agressão, ocorre um processo inflamatório com aumento na produção de melanina e consequente formação de manchas. O mesmo acontece com as lâminas, que provocam um microtrauma ao retirar a camada natural de oleosidade que protege a pele. Mas a cera quente oferece um risco maior, pois, além da tração, a pele também sofre com a alteração térmica", explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr., membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Outro ponto de atenção deve ser o desodorante que você está usando: alguns produtos contam com substâncias irritantes que podem levar a formação de manchas na região.
"O alumínio, por exemplo, muito usado nas fórmulas de desodorante por obstruir o ducto das glândulas sudoríparas e inibir o suor, pode causar sensibilidade na pele, assim como o álcool e o bicarbonato de sódio, que contêm propriedades de absorção de umidade e neutralização de odores nas axilas, mas podem secar e irritar a pele sensível", afirma o dermatologista Dr. Daniel Cassiano, da Clínica Gru e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Finalmente, vale ressaltar a importância de pesquisar e procurar especialistas antes de adotar qualquer técnica que vemos na internet para o clareamento das axilas. "Devemos ficar muito atentos a modismos da internet. Sempre procure um dermatologista, já que apenas ele poderá indicar uma rotina honesta de cuidados com a pele e que realmente seja adequada para você", indica Dr. Daniel Cassiano.