Quer potencializar os cuidados com a sua axila? O Purepeople listou algumas dicas para colocar em prática já na sua rotina de skincare e garantir uma região mais saudável. "Ter as axilas ressecadas, escurecidas, com alergias, suor ou mau cheiro pode afetar não só a autoestima como a vida social", destaca a dermatologista e cirurgiã plástica Drª Tathiana Antony. Confira as indicações, mas não lembre-se de consultar o seu médico, ok?
Pode parecer óbvio, mas lavar bem as axilas é fundamental. Aplique sabonete em uma esponja e espalhe no local, com cuidado para não agredir a pele. O ato remove impurezas, evita a proliferação de bactérias e tira o excesso de desodorante.
Após a limpeza, use uma tolha limpa para secar bem a região. Deixar a axila úmida contribui para a proliferação de fungos e bactérias que causam odores. Evite também secar com um pano que não seja seu, ok?
Desodorantes roll-on ou cremes costumam ter uma função hidratante o que é ideal para potencializar os cuidados com as axilas. Evite os produtos que possuem alumínio na composição, pois este elemento obstrui as glândulas sudoríparas e ter algum impacto no futuro. Além disso, não aplique várias vezes ao dia porque pode dar um efeito rebote.
Além do desodorante com princípios hidratantes, não esqueça de aplicar creme nas axilas assim como no resto do corpo. Crie uma rotina de skincare que inclua o uso após o banho, para absorver ao máximo o produto.
A esfoliação é importante para quem sofre com foliculite ou escurecimento das axilas. Repita este processo a cada 15 dias com movimentos circulares usando uma esponja resistente ou um sabonete esfoliante.
Outra opção para diminuir os pelos encravados e o escurecimento das axilas é a depilação à laser. Não esqueça de cuidar da região após o procedimento hidratando com cremes específicos. Além de diminuir os folículos capilares, a aplicação tende a clarear a área. Evite, dessa forma, raspar a região com uma lâmina, ok?
Se a sua pele já está bem pigmentada nas axilas, você pode optar pelo peeling. Estes tratamentos, realizados com a ajuda de um profissional, possuem substâncias clareadoras.
Sofre com suor nas axilas, a hiperidrose? A aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como botox, reduz a produção excessiva por até 8 meses. E, mesmo após o fim do efeito, o suor tende a diminuir consideravelmente.
(Por Ana Clara Xavier)