Jay-Z encomendou a morte de Aaliyah? Detalhes, teorias da conspiração e mistérios em torno da tragédia que matou a estrela
Publicado em 24 de setembro de 2024 13:33
Por Matheus Queiroz | Notícias dos famosos, TV e reality show
Jornalista por vocação, apaixonado por música, colecionador de CDs e neto perdido de Rita Lee.
Aaliyah morreu no dia 25 de agosto de 2001 em um acidente aéreo.
Jay-Z encomendou a morte de Aaliyah? Detalhes, teorias da conspiração e mistérios em torno da tragédia que matou a estrela Aaliyah morreu no dia 25 de agosto de 2001 em um acidente aéreo Aaliyah tinha apenas 22 anos quando morreu Aaliyah era uma das estrelas mais promissoras da época e já era considerada a princesa do R&B Aaliyah voltava de Bahamas após a gravação de um clipe quando o avião caiu
Veja + após o anúncio

Ela foi a princesa do R&B, emplacou uma série de hits, protagonizou um filme de muito sucesso e tornou-se ícone da moda... Tudo isso em apenas 22 anos de vida. A cantora e atriz Aaliyah morreu em 25 de agosto de 2001 e até hoje a tragédia que lhe tirou de cena tão precocemente causa curiosidade nos amantes de cultura pop.

A seguir, o Purepeople conta detalhes da tragédia, explica os antecedentes e apresenta todos os personagens dessa história.

A MORTE DE AALIYAH: O QUE ACONTECEU?

Aaliyah estava no auge de sua carreira em 2001. Após o sucesso do filme "Romeu Tem Que Morrer", ela conseguiu um acordo de distribuição com a gravadora Virgin Records, que fez um investimento massivo para transformar seu terceiro álbum de estúdio, auto-intitulado, em um sucesso mundial.

Em 21 de agosto de 2001, o terceiro single do disco, "Rock the Boat", foi lançado nas rádios e, naquela mesma semana, Aaliyah e sua equipe viajaram para Miami e, em seguida, para Bahamas para gravar o videoclipe da canção. Os registros se encerraram antes do previsto e, no dia 25 de agosto, todos se prepararam para retornar aos Estados Unidos.

Aaliyah e mais oito pessoas embarcaram em um avião Cessna 402B bimotor. Poucos instantes após a decolagem, a cerca de 60 metros da pista, a aeronave caiu. Era o fim da história de uma das estrelas mais promissoras da história do R&B.

O motivo do acidente foi o excesso de peso na aeronave que, além de transportar mais gente que o permitido, também carregava os equipamentos de filmagem e de som utilizado na gravação do videoclipe.

O National Transportation Safety Board destacou que o peso total da aeronave na decolagem "excedia substancialmente" o limite. A investigação também aponta que havia mais que o dobro do peso permitido na aeronave.

Além disso, o piloto, Luis Morales, havia consumido álcool e cocaína antes de embarcar no avião, além de estar sem licença para pilotar aquela aeronave. 12 dias antes da tragédia que o matou, ele foi acusado de posse de cocaína e três outros crimes.

Mesmo sem condições de voar, Luis, segundo o The New York, alertou os membros da equipe de Aaliyah sobre os perigos do excesso de peso do avião. O piloto Lewis Key, que estava no local, disse ter presenciado uma "discussão agressiva", onde o profissional avisava que "havia muito peso para um vôo seguro para Opa-Locka [aeroporto de Miami onde o avião deveria pousar]".

AALIYAH TERIA SIDO DROGADA PARA EMBARCAR EM AVIÃO

Há uma testemunha que afirma que Aaliyah foi drogada antes de entrar no avião porque não queria embarcar. Quem deu a declaração foi Kingsley Russell em entrevista ao livro "Baby Girl: Better Known as Aaliyah". Uma das últimas pessoas a ver a cantora em vida, ele é enteado da taxista que levou a artista e a equipe para o aeroporto e ajudou as vítimas a carregarem as bagagens antes da tragédia.

Russell afirma que, assim que Aaliyah viu o avião, se recusou a embarcar. A artista teria alegado dor de cabeça e pedido para dormir. A solicitação, no entanto, foi ignorada. Além disso, ele aponta que um membro da equipe deu uma pílula a ela, que a fez praticamente desmaiar de sono. "Eles a tiraram da van; ela nem sabia que estava entrando em um avião. Ela entrou no avião dormindo", acusa.

Uma informação, no mínimo, curiosa sobre o caso é que Aaliyah tinha à disposição o avião particular do cantor Lenny Kravitz para retornar de Bahamas. No entanto, quem viajou na aeronave foi o diretor do clipe, Hype Williams, e a equipe de dançarinos, enquanto a estrela principal e seu staff direto ficaram no voo fretado.

Quem contou a informação foi o rapper Damon Dash, que namorava Aaliyah quando ocorreu a tragédia. "Ela entrou no avião e sempre teve um medo muito sério de aviões em geral, então ela teve que superar o medo de entrar naquele avião no caminho para lá. Lenny Kravitz tinha oferecido a ela um jato e foi o Hype que pegou o jato. Então, isso é o que realmente me irritou sobre a situação quando soube disso. Você pode perguntar a Hype sobre isso", declarou ele.

O QUE JAY-Z TEM A VER COM A HISTÓRIA?

A mais famosa teoria da conspiração sobre o caso diz que Jay-Z teria encomendado a morte de Aaliyah. Vale destacar: não existem indícios ou fontes confiáveis que endossem a acusação, tudo não passa de uma "fanfic" que a internet gosta de alimentar. Mas qual seria a relação do rapper com a cantora?

Jay-Z foi seriamente apaixonado por Aaliyah nos anos 1990. Mais uma vez, foi Damon quem confirmou a informação publicamente. "Ele tentou muito [ficar com Aaliyah]. Eu não sabia que Jay estava tentando ficar com ela, mas depois aconteceu assim. Ele estava tentando, eu estava tentando. Todo mundo estava tentando – ele estava se esforçando", disse o artista ao The New York Post.

Jay e Damon eram melhores amigos nos anos 1990. Juntos, eles fundaram a gravadora Roc-A-Fella Records. O estopim para a empreitada foi o fato de que nenhum outro selo se interessou em lançar o primeiro álbum de Jay. Como Dash acreditava muito no talento do parceiro, a empresa foi criada e o icônico álbum "Reasonable Doubt" finalmente chegou às lojas.

A primeira linha da teoria acredita que Jay teria assassinado Aaliyah porque nunca aceitou ter sido rejeitado pela moça, que escolheu ficar com o melhor amigo dele. A segunda suposição é que ele tinha interesse em tirar a cantora de circulação para que sua então nova namorada, Beyoncé Knowles, se destacasse mais e brilhasse sem competição. Na época, a cantora era vocalista do grupo Destiny's Child. Os dois se conheceram em 2000, engataram a relação no ano seguinte, mas só assumiram oficialmente o romance em 2004.

Um detalhe que ajuda a fortalecer os defensores destas teorias é a proximidade de Hype com o casal Beyoncé e Jay-Z. Ele já dirigiu clipes icônicos dos artistas, como "Video Phone", da cantora com Lady Gaga, e "Empire State of Mind", do rapper com Alicia Keys.

O FIM DA AMIZADE DE JAY-Z COM O VIÚVO DE AALIYAH

Jay e Damon são rompidos há tempos e já desfizeram a parceria profissional. O principal motivo do fim da amizade foram as discordâncias na gestão da gravadora Roc-A-Fella Records, algo que ainda causa turbulências entre a dupla. Em agosto deste ano, circulou a notícia de que os 33% do selo que ainda pertencem a Damon serão leiloados.

Outro forte motivo foi a parceria de Jay-Z com R. Kelly. Em março de 2002, menos de sete meses após a morte de Aaliyah, eles lançaram o álbum conjunto "The Best of Both Worlds", parceria que voltou a ser repetida em 2004 com o disco "Unfinished Business".

R. Kelly foi "casado" com Aaliyah nos anos 1990 - entre aspas porque foi um enlace ilegal. A cantora tinha apenas 15 anos e ele, 27. Ela teve a certidão de nascimento adulterada para que pudesse se casar. O documento do matrimônio, vazado anos depois, mostra que a idade dela aparece como 18.

O título do álbum de estreia de Aaliyah, lançado três meses antes do "casamento" e produzido por R. Kelly, parece um escárnio com a situação a qual ela foi submetida: "Age Ain't Nothing but a Number" ["Idade não é nada além de um número"]. Na capa do disco, o cantor aparece ao fundo, desfocado.

A investigação que recaiu sobre o astro do R&B nos últimos anos aponta que ele se casou com Aaliyah já prevendo evitar uma acusação de abuso infantil. Atualmente, R. Kelly está preso. Em 2022, ele foi condenado a 20 anos de prisão por uma série de crimes, entre eles, pornografia infantil e aliciamento de menores.

O álbum colaborativo de Jay e R. Kelly pode ter sido o estopim da briga porque, como melhor amigo de Damon e próximo de Aaliyah, o rapper estaria ciente de tudo que a jovem estrela passou na mão daquele homem que, anos depois, confirmou-se ser um abusador.

"Eu não vou mentir, como ser humano, eu fui forte. Eu fui forte sobre algumas coisas. Número um: havia uma garota que estava tentando falar sobre isso e não podia. E eu lembro de Aaliyah tentando falar sobre isso e ela não podia. Ela apenas ficava 'Aquele cara [R. Kelly] era um homem mau'", recordou Damon sobre o lançamento do disco, em entrevista para Kenyatta Griggs.

Mais uma vez, vale reforçar: não existe nenhum indício concreto de participação do Jay-Z nos crimes de P. Diddy, tampouco de uma encomenda da morte de Aaliyah. O fato é que os rappers foram amigos próximos por muitos anos. À medida em que as investigações avançam e revelam detalhes cada vez mais sórdidos, crescem as cobranças para que o icônico magnata da música rompa seu silêncio.

Sobre
Jay-Z
Jay-Z
Jay-Z cita infidelidade a Beyoncé, gêmeos e briga com Kanye West em nova música
30 de junho de 2017 15:28
Jay-Z pagou a fiança de manifestantes presos nos Estados Unidos, diz escritora
18 de maio de 2015 18:56
Jay-Z é chamado pela Justiça para fazer teste de paternidade de jovem de 21 anos
19 de fevereiro de 2015 13:13
Todos os itens
Palavras-chave
Famosos Internacionais Principais notícias Entretenimento Polêmica
Sobre o mesmo tema
Tragédia: morte do cantor Ayres Sasaki, de 35 anos, em show no Pará é investigada pela polícia; artista pode ter sido eletrocutado
Tragédia: morte do cantor Ayres Sasaki, de 35 anos, em show no Pará é investigada pela polícia; artista pode ter sido eletrocutado
16 de julho de 2024
Fogo em pousada de Porto Alegre: tudo o que já se sabe da tragédia; do número de mortos à suposta causa do incêndio
Fogo em pousada de Porto Alegre: tudo o que já se sabe da tragédia; do número de mortos à suposta causa do incêndio
26 de abril de 2024
Notícias similares
'Foi um golpe devastador': detalhes inéditos da separação de Kate Middleton e Príncipe William vêm à tona
'Foi um golpe devastador': detalhes inéditos da separação de Kate Middleton e Príncipe William vêm à tona
30 de julho de 2024
Mãe biológica de Simone Biles quebra silêncio, explica abandono e implora perdão: 'Podemos seguir em frente?'
Mãe biológica de Simone Biles quebra silêncio, explica abandono e implora perdão: 'Podemos seguir em frente?'
14 de agosto de 2024
Últimas Notícias
Últimas Notícias