Se você é do tipo que prepara receita fit em casa para aliviar o desejo de comer doce, mas não resiste à tentação dos chocolates, saiba que há outra opção semelhante e de menor caloria! É a alfarroba, também conhecida como carob, apontada como um substituto saudável do tradicional cacau. Para saber mais sobre esse alimento, o Purepeople conversou com o nutrólogo Dr. Theo Webert, que tem pacientes famosos como Bruno Gagliasso e Giovanna Ewbank. Confira!
Alimento indispensável na rotina de várias pessoas, inclusive para Sabrina Sato, o chocolate é conhecido por estimular a produção de serotonina, uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e bem-estar, além de ser fonte de energia. De acordo com o nutrólogo, a alfarroba tem ainda mais benefícios: "É uma espécie de vagem e sua polpa é extraída, torrada e moída para obter o pó, que é utilizado em substituição ao cacau por ter um valor nutricional maior, menos gorduras e calorias".
O médico também explica que, em comparação ao chocolate, que tem 23% de gordura, a alfarroba tem em torno de 0,7% de gordura e açúcares naturais. "É rica em polifenóis - antioxidantes que combatem os radicais livres, desaceleram o envelhecimento das células e previnem doenças. Também é um alimento rico em fibras, que regulam o funcionamento do intestino, tem baixo índice glicêmico, e a farinha de alfarroba pode contribuir para a redução dos níveis do colesterol. Outro benefício do alimento é o alto índice de vitaminas, cálcio e ferro".
É difícil resistir ao chocolate? Tudo bem, o chocolate, quando consumido de forma moderada, só tem vantagens. No entanto, a alfarroba, além de ser um fruto com muitos benefícios, pode ser usada como farinha na substituição e é uma ótima escolha de alimento para quem está passando por dietas restritivas.
"A farinha de alfarroba também pode ser usada no preparo de alimentos como pães, bolos, biscoitos, tortas e em outras receitas, em substituição à farinha comum. Na indústria, também pode ser encontrada em outros alimentos como em barrinhas e em pó".
Em datas comemorativas como Páscoa, em que o consumo de chocolate é ainda maior, é preciso ficar atenta para não se perder na substituição. Ainda que seja mais saudável, principalmente para quem sofre de distúrbio alimentar e que deseja perder peso, o consumo de chocolate e alfarroba durante a Páscoa, por exemplo, deve ser moderado, alerta Theo.
"O ovo da Páscoa de alfarroba não deixa de ser um alimento calórico, portanto seu consumo deve ser moderado. É importante ficar atento também se aos produtos industrializados foram acrescentados açúcar, gordura e outros ingredientes que podem deixar os ovos ainda mais calóricos que o chocolate tradicional".
(Por Helena Marques)