Uma tatuagem nas costas de Vini Jr., jogador do Real Madrid que comemorou aniversário com festão no RJ, foi alvo de críticas por um especialista em tatuagem feita em pele negra. Através do X (antigo Twitter), o tatuador Fabio Lopes explicou por que acredita que o atleta cometeu um erro ao escolher se tatuar com o espanhol Ganga, que segundo o expert, "não entende de pele negra".
"A tatuagem realista foi criada e pensada em corpos brancos (ou de pele clara). Quando um tatuador escolhe manipular a imagem usando artifícios como lente polarizada e photoshop, fakeando uma pele clara em uma pessoa retinta, é a maior falta de caráter e profissionalismo que existe", começou o tatuador.
O especialista afirmou que não costuma fazer esse tipo de trabalho em seus clientes negros, mas admitiu que entende que a tatuagem realista para um homem negro em ascensão significa poder, assim como carros caros, por exemplo.
"Eu odeio realismo? Não. Até faço. Mas existem milhões de formas de fazê-lo mais pensadas pra corpos pretos", argumentou sobre o desenho nas costas do jogador, que se envolveu em recente polêmica com Tiago Leifert.
Uma dessas formas, por exemplo, seria usando a técnica usando contraste, traços mais expressivos, blocos e espaçamento.
No fim de 2023, Vini Jr. usou suas redes sociais para mostrar uma tatuagem enorme, que ocupa todo o espaço de suas costas.
Nela, é possível ver o nome de quatro atletas negros que fizeram história no esporte: Pelé, no futebol; Kobe Bryant e Michael Jordan, no basquete; e Muhammad Ali, no boxe.
Ainda há um quinto rosto no desenho: o de seu pai, que também se chama Vinícius. O astro da seleção brasileira ainda escreveu a frase "black lives matter" (vidas pretas importam, em tradução literal) e a palavra "mentality" (mentalidade).