A Copa é considerada um dos eventos marcados pela alegria, pelos craques em campo e pela animação e hits das torcida em diferentes nacionalidades. Mas a atitude de grupo de torcedores brasileiros ganhou críticas na web: eles fizeram uma estrangeira falar palavras de baixo calão. Nesta segunda-feira (18), diversas famosas brasileiras se posicionaram nas redes sociais sobre o vídeo. "Brincadeira de mau gosto de brasileiros na Russia com uma mulher que sequer sabia o que estava repetindo. Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha", lamentou Fernanda Lima. Nos comentários, Bruna Marquezine concordou. "Que ridículo! Que nojo! Vergonhoso!", disse a atriz de "Deus Salve o Rei", que vai embarcar para o país europeu nos próximos dias.
Ativa na luta pelo fim do assédio e em prol igualdade de gêneros na web, Monica Iozzi também fez uma publicação. "Nojo. Vergonha. Revolta. Me recuso a postar o vídeo aqui. Me recuso a divulgar cenas que propaguem ódio, desrespeito, humilhação. Mas eu não conseguiria não falar sobre este vídeo horrendo. Constrangida por ver meu país sendo representado mundo afora por este tipo de gente. Indignada ao ver mais uma mulher sendo tratada com tamanho escárnio e desrespeito. Que nojo... que nojo...", legendou. Sophia Abrahão deixou um comentário lamentando o ocorrido. "Nojo. Covardia... Só identificaram um desses nojentos", disse a apresentadora do "Vídeo Show", que já relatou ter visto reflexos do machismo em sua carreira. "Muito nojo", acrescentou Preta Gil.
Bruna Linzmeyer e Nathália Dill deixaram as mesmas mensagens na web. "Não é engraçado. É machismo. Misoginia. E vergonha. Muita vergonha", sintetizaram. Maíra Charken também se posicionou: "Bola fora na Copa, pelo visto, não acontece só em campo. Vergonha! Eu desativei o som do vídeo propositalmente, não por moralismo, mas por vergonha alheia desses machos aí", afirmou a mãe de Gael.
(Por Marilise Gomes)