Cid Moreira, icônico jornalista que marcou gerações, morreu na manhã desta quinta-feira (03), aos 97 anos, vítima de uma insuficiência renal crônica. Casado com a também jornalista Fátima Sampaio, o famoso viveu momentos marcantes em sua carreira, como quando quebrou um protocolo no Jornal Nacional.
Outro momento marcante para Cid Moreira, que rompeu com os filhos de forma polêmica, se deu durante a Copa do Mundo de 2010, disputada na África do Sul, que garantiu a vitória da Espanha. Naquele ano, além de 'Waka Waka', de Shakira e das barulhentas vuvuzelas, a icônica bola Jabulani foi um dos pontos altos da competição.
Na época, a Jabulani prometia ter um grande avanço tecnológico que a deixava mais aerodinâmica e, por isso, rendeu críticas de jogadores por causa de sua imprecisão, atormentando tanto jogadores quanto, principalmente, os goleiros.
Mas o que Cid Moreira tem a ver com essa história da Copa do Mundo de 2010? A resposta é simples: o icônico bordão "Jabulaaaaani" [que certamente vai te despertar boas memórias].
Homem de grandes histórias, apesar de ter se envolvido em um escândalo de abuso com o filho caçula, Cid Moreira foi a voz o icônico bordão, mas sua gravação não foi nada fácil, uma vez que o jornalista teve dificuldades para guardar o nome da bola.
Ainda em 2010, em uma entrevista para o 'Fantástico ', Cid Moreira contou que sequer sabia o que era a Jabulani quando pediram para ele gravar o bordão, que foi usado pela TV Globo em matérias jornalísticas, de entretenimento e até nos jogos da Copa do Mundo.
"Surpreendeu muito quando me pediram para gravar. Foi até difícil de gravar no meu cérebro essa palavra... Jubulani... Jabu... sei lá... Urubu (risos)... Jabulani. Fui informado que era a bola, eu não sabia. Disseram que era mais leve e que tinha um efeito especial", contou o jornalista, bem-humorado.
Apesar das dificuldades, o bordão ficou eternizado na história das Copas do Mundo com a voz super potente de Cid Moreira. Vai deixar saudades.