Ana Maria Braga revelou que passou por cirurgia para retirada de um tumor no pulmão, durante o "Mais Você" desta segunda-feira (14). A doença foi diagnosticada em estágio inicial, em setembro, e na operação a parte superior do pulmão esquerdo foi retirada. A artista aproveitou para fazer um alerta e conscientizar os telespectadores do malefício do cigarro. Anteriormente, a artista já havia enfrentado câncer de pele e no reto.
"Este ano tem acontecido algumas coisas na minha vida e uma delas eu gostaria de dividir com vocês. Em setembro, fiquei na dúvida se falava, porque estava muito debilitada. Preferi estar mais forte, estar bem para falar como um alerta para todo mundo que quer viver mais e com mais saúde", disse a avó do pequeno Bento, antes de contar que largou o cigarro, vício que a acompanhava há anos.
"Tive um anjo na minha vida. Eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. Bill, o meu companheiro hoje, me cobra muito e comecei a fazer ginástica. Ele dizia para eu parar de fumar e que eu precisava fazer alguns exames", relatou a apresentadora se referindo ao piloto de avião norte-americano com quem foi vista aos beijos durante passeio no final de agosto.
'Fiquei estatizada', lembrou Ana
Em seguida, a comandante do "Mais Você" - atração onde comete várias gafes - contou como descobriu o tumor. "Por causa do meu câncer, faço exames periódicos a cada seis meses, um ano. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta em São Paulo para fazer os exames. Fiz uma tomografia com contraste, e, depois, refizeram o exame e já achei estranho. Quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno de seis milímetros e que era para eu ligar para o meu médico", relatou Ana.
"Vocês acompanharam a minha luta e eu sei o que se passa quando se faz uma radioterapia, quimioterapia. Fiquei estatizada. É um risco que toda pessoa que fuma tem. Fui para a internação e me operei em uma manhã de sexta-feira", contou a apresentadora. "Eu não sentia nada e voltei a trabalhar em uma semana", acrescentou. Em outro momento, Ana mostrou bom humor ao falar da doença. "Perguntei para o doutor se doi muito o pós-operatório e o meu médico respondeu que 'so quando respira'", disse soltando uma gargalhada.
Um dos integrantes da equipe médica que atende a apresentadora, o oncologista Antonio Carlos Buzaid afirmou que Ana tem muitas chances de ficar curada. "Acho que você teve muita sorte, foi o menos grave. Se você esperasse ter sintomas, poderia ser pior. Mas a sua cura é próxima de 100%", garantiu.
(Por Guilherme Guidorizzi)