Ana Maria Braga, que em breve receberá um novo mascote em seu programa, virou assunto nas redes sociais ao comentar a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, tema delicado que já mobilizou até famosos e deixou famílias de jogadores de futebol desesperadas.
A apresentadora estava criticando as ações russas e disse, ao vivo na TV Globo, que o país comandado por Vladimir Putin seria uma nação comunista.
"Ali é um regime comunista, né?", começou Ana Maria, sem ser interrompida ou corrigida por ninguém. "Você não pode dizer 'não' sem ordem. Tem que dizer 'sim' para tudo. E a gente não pode esquecer também que tem muitos russos que são contra a guerra", acrescentou a apresentadora.
Vale lembrar que a União Soviética (URSS, ou União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) chegou ao fim em 1991, pouco após a queda do muro de Berlim e até o acidente de Chernobyl, que inclusive aconteceu na Ucrânia. Desde então, a Rússia é um país de regime capitalista.
Além disso, as limitações em relação à liberdade de imprensa, por exemplo, foram uma medida adotada por Vladimir Putin após o estopim da guerra, que começou efetivamente no último dia 24 de fevereiro. Em resposta ao conflito, outros países têm feito sanções à Rússia, que chegou a ser cortada da Copa.
Ana Maria Braga fez uma postagem na rede social antes mesmo de começar o "Mais Você", anunciando que estava voltando de férias nesta segunda (7). Mas, após o erro ao vivo, internautas não perdoaram a apresentadora e passaram a criticá-la.
"Só falta entrevistar uma convidada minimamente informada para ela te explicar o que é comunismo e como a Rússia atualmente não é comunista", começou uma. "Dá um desespero ver tamanha falta de desconhecimento histórico em alguém que tem tanta audiência. Sério! Custa tanto assim pesquisar um pouco antes de abrir a boca?", questionou outra.