A Fifa anunciou a saída da seleção da Rússia da Copa do Mundo. A decisão foi tomada por causa da entrada de forças armadas na Ucrânia.
A sanção também foi feita pela Uefa, que determinou que os times russos não irão disputar seus campeonatos de futebol. A empresa também rompeu o patrocínio que tinha com a Gazpom, uma estatal russa do ramo da energia. O acordo era estimado em 40 milhões de euros (mais de R$ 230 milhões) por temporada.
"A Fifa e a Uefa decidiram hoje em conjunto que todas as equipes russas, quer sejam equipes representativas nacionais (seleções) ou equipes de clubes, serão suspensas da participação em competições da FIFA e da Uefa até novo aviso", informaram em um comunicado.
"O futebol está totalmente unido aqui e em total solidariedade com todas as pessoas afetadas na Ucrânia. Ambos os presidentes [da Fifa e da Uefa] esperam que a situação na Ucrânia melhore significativa e rapidamente para que o futebol possa voltar a ser um vetor de unidade e paz entre os povos", conclui a nota.
Em um comunicado, a União de Futebol da Rússia acusou a FIFA e a UEFA de discriminação. A federação irá tentar impugnar as decisões na Justiça.
A notícia de uma guerra entre a Rússia e a Ucrânia pegou o mundo de surpresa. Após o apelo de familiares de atletas brasileiros para que os jogadores saíssem do país, alguns famosos usaram as redes sociais para falar sobre o ocorrido entre os dois países.
Rafa Kalimann chamou atenção nas redes sociais ao tentar explicar o conflito entre os dois países. Luciano Huck pediu para que as pessoas não fizessem memes sobre um assunto tão sério. JáGiovanna Ewbank se solidarizou com os ucranianos.