A Semana de Moda de Paris termina nesta quarta-feira (3 de outubro de 2018), e um dos desfiles mais aguardados da temporada é sempre o da Chanel. A marca é conhecida por criar cenários mirabolantes em uma das construções mais emblemáticas de Paris, o Grand Palais. Nesta temporada não foi diferente e a marca -- uma das mais tradicionais e valiosas do mundo -- recriou uma praia no local. O cenário, com direito a areia, água e céu azul, trouxe um aspecto inovador para a Chanel, com cores leves e peças de moda praia como biquíni e maiô. Mas também mantém a tradição ao fazer menção a uma das paixões de Gabrielle Chanel (a fundadora da marca), a Riviera Francesa e toda a atmosfera praiana e chique do litoral do país.
A primavera/verão 2019 da Chanel traz a leveza para looks icônicos da marca. O pretinho básico ganhou tecidos ultrafluidos, rendas e babados. Já o tailleur, desta vez, tem modelagem mais jovem e é tingido de tons pastel, o que traz versatilidade para os looks. A marca investiu ainda em elementos típicos do verão e do ambiente praiano, como o chapéu, uma das tendências para a temporada, de palha e o beachwear: os maiôs e biquínis. Tudo, claro, com modelagem retrô e perfeitamente mimetizado ao restante dos looks.
Além do preto e do branco, clássicos que nunca faltam nas coleções da grife, as cores lavadas falaram mais alto no desfile, que trouxe tons como amarelo, rosa, azul e verde, separados ou misturados, reforçando a ideia de delicadeza da coleção, que aposta, desta vez, numa feminilidade mais clássica e delicada. O visual romântico, aliás, é uma das apostas das principais marcas de moda do mundo para a próxima temporada. Outro ponto alto do show é uma sequências de looks em tons de bege (ou nude, se preferir) feitos com materiais mais naturais, que remetem ao artesanal.
Apesar de ser uma marca tradicional, a Chanel nunca perde de vista a atualidade e segue o bonde da moda trazendo sempre para as passarelas suas últimas tendências. A onda utilitária, uma das febres da vez, por exemplo, se mostra em peças como coletes com bolsos e pochetes, tudo respeitando à tradição e utilizando materiais já consagrados na marca, como o tweed e o matelassê. As pérolas, outro item emblemático da grife, apareceram em acessórios mais modernos, como colares diversos usados juntos e enrolados no pescoço.
(por Deborah Couto)