A praticidade na hora de vestir vem invadindo os looks das passarelas do verão 2019. A onda utilitária apareceu em looks cheios de aberturas e bolsos estratégicos que trazem mais funcionalidade, além de beleza, para as produções, das passarelas da Semana de Moda de Paris, que traz as tendências para a primavera/verão de 2019. O utilitarismo na moda, que pode mais street wear, mas pode, também, flertar com o guarda-roupa militar, vem aparecendo nas passarelas há algumas temporadas, como características das duas vertentes.
O street wear, já faz uns anos, virou febre sob o toque de midas de alguns dos principais designers da nova geração, como Demna Gvasalia da Balenciaga e Virgil Abloh da Off__White e da Louis Vuitton. São eles os nomes por trás de tendências polêmicas como os Chunky Sneakers e as botas-legging coloridas. Nesta temporada a trend veio forte, mas também dividiu espaço com a pegada mais militarista, que traz uma multiplicação de looks em verde-oliva, parkas, aplicação de bolsos estratégicos e cintos de cordas para produções que podem até incluir peças românticas (uma das vertentes fashion da vez), contraste proposto, por exemplo, pela italiana Alberta Ferretti.
Os elásticos, os bolsos estrategicamente localizados e os tecidos impermeáveis, por exemplo, são características dessa moda que preza pela praticidade nos looks. Na passarela da Givenchy, por exemplo, elementos como o cinto de corda, a pochete, a jaqueta utilitária e até a calça cargo, que estava esquecida desde o início dos anos dos anos 2000 apareceu compondo looks com um pé no safari. Stella Mccartney foi outra que investiu na trend e também resgatou a calça cargo, além de uma parka leve que tem tudo para ser sucesso nos looks dos dias chuvosos e verão.
Além do verde-oliva e das peças de roupas, o utilitarismo aparece, ainda, nos acessórios. As mochilas, que já foram resgatadas há algumas temporadas, vêm cheias de bolsos e repartições para a primavera/verão 2018. Já as pochetes, resgatadas dos anos 90 faz alguns carnavais, também trazem mais compartimentos para que nada fique de fora na hora de sair. As bolsas, por sua vez, vêm gigantes na próxima estação, fazendo caber tudo o que não cabia nas minibags que estiveram em alta nas temporadas passadas.
(por Deborah Couto)