Com a passagem de tempo de 28 anos, a novela "Velho Chico" dá início à segunda fase com Afrânio (Antonio Fagundes) querendo transformar Miguel (Gabriel Leone) em seu mais novo sucessor na fazenda. Tereza (Camila Pitanga) se coloca contra a partida do filho para Grotas como forma de evitar o contato dele com o pai, Santo (Domingos Montagner), de quem engravidou quando era mais jovem. As informações são da coluna "Telinha", do jornal "Extra".
Nos capítulos previstos para irem ao ar a partir de segunda-feira (11), Iolanda, nessa fase vivida por Christiane Torloni, irá para Salvador para a alegria de seu agora marido, que não vê a filha desde que se casou com Carlos Eduardo (Rafael Vitti). "Ótimo. Vô mandá o avião apanha ele. Ela, a vida inteira, quis esconder meu neto de mim, como se um avô não tivesse direito. Agora vai ser diferente", fala o coronel, que tentou matar o pai de seu neto.
"Esse menino já passou tempo demais longe de mim! Quero ele aqui do meu lado, pra aprendê a sê dono disso tudo!", afirma ele, enquanto sua mulher o analisa pelo espelho. Concordando com o desejo do companheiro, Iolanda se deita ao seu lado na cama, tentando baixar a guarda do coronel. "Antes de ensinar, pergunte primeiro se é isso que ele quer aprender", questiona a amada. "Eu não tive querer, ele também não vai ter!", afirma Afrânio.
Após 28 anos, Tereza volta para Grotas e enfrenta o pai
O desejo de Afrânio irá se concretizar e Miguel, que está fazendo doutorado em agronomia na França, volta para o Brasil para trabalhar com o avô, mesmo sem saber por onde iniciar os trabalhos e se transformar em um coronel como ele. Além do neto, Tereza também voltará para Grotas e ficará no comando das exportações de frutas da fazenda, e em uma ordem para paralisar a colheita, ela irá confrontar o pedido do Coronel. "Tenho meus prazos e compromissos. Era isso ou perder a venda", disse irritado.
Com o passar dos dias, Tereza vê os trabalhadores colhendo frutas ruins e comenta: "Esses frutos estão encharcados, não é hora de colher". Em resposta, um dos funcionários declara que está seguindo as ordens que recebeu e ela se revolta. A executiva manda todos parem os trabalhos de colheita até segunda ordem e vai novamente falar com o pai, gerando uma briga séria entre os dois.
(Por Rahabe Barros)