Depois de flagrar um beijo de Santo (Renato Goés) e Luzia (Larissa Góes), Tereza (Júlia Dalavia) volta para casa arrasada e aceita o casamento arranjado por seu pai, Afrânio (Rodrigo Santoro) na novela "Velho Chico". Segundo o colunista de TV Daniel Castro, tudo começa quando Iolanda (Carol Castro) incentiva a enteada a ir atrás de Santo, já que ele não respondeu a nenhuma carta que ela enviou.
Grávida, a filha do coronel segue o conselho e vai sozinha em direção à fazenda. O que ela não sabe é que Luzia cortou e queimou as correspondências e Santo sequer sabe que será pai. Ao chegar na casa do amado, ela flagra de longe o momento em que Luzia rouba um beijo do rapaz. A filha de Leonor (Marina Nery) - morta ao dar à luz o segundo filho - sai chorando e não vê o momento em que ele rejeita o beijo e diz a Luzia que é apaixonado por Tereza.
De volta à fazenda dos Saruê, a moça desabafa com Doninha (Barbara Reis) sobre sua decepção. "Vou arrancar esse amor de dentro de mim", afirma. Quando chega em casa, ela enfrenta a fúria de Afrânio, que informa sobre o casamento com Carlos Eduardo (Rafael Vitti). O rapaz aceita se casar e assumir o filho que a a herdeira dos Sá Ribeiro espera em troca de um cargo político.
Tereza tenta fugir de casamento ao ver Santo na igreja
Obrigada pelo pai a se casar com Carlos Eduardo, Tereza entra na igreja inconformada com seu destino. Santo vai até o local para tentar impedir o casório e a noiva tenta fugir ao vê-lo na porta. Afrânio, no entanto, segura a filha e a obriga cumprir o compromisso acertado. Sem ter outra saída, ela sobe ao altar e diz o sim.
(Por Patrícia Dias)