A vida vai pregar uma peça em Afrânio (Rodrigo Santoro) por meio de sua própria filha, nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". Desde que assumiu o comando da fazenda, após a morte do pai, sua rixa com o Capítão Rosa (Rodrigo Lombardi) só faz aumentar e vai acabar levando ao assassinato do marido de Eulália (Fabiula Nascimento). Após a passagem de alguns anos, porém, Maria Tereza (Julia Dalavia), sua filha com Leonor (Marina Nery), vai se apaixonar e ficar grávida de Santo (Renato Góes), que é filho de Belmiro (Chico Diaz), o fiel escudeiro do finaldo capitão e, portanto, seu rival.
Tudo começa a partir do capítulo de segunda-feira (28), quando Santo (Rogerinho Costa) e Maria Tereza (Isabella Aguiar), se conhecem ainda crianças, durante uma procissão. Enquanto Afrânio e Belmiro têm mais um de seus confrontos - mais comuns após a morte do capitão -, os dois pequenos se divertem juntos, pulando no Rio São Francisco. É então que há uma passagem de tempo, e eles reaparecem já crescidos, namorando às escondidas.
Além da rivalidade das famílias, o amor não correspondido de Cícero (Pablo Moraes), o filho de Doninha (Bárbara Reis) e Clemente (Julio Machado), por Tereza vai complicar ainda mais o romance proibido da moça com Santo. Outra que se intromete entre os dois é Luzia (Larissa Góes), a menina que Eulália e o marido adotaram ainda bebê. Apaixonada por Santo, ela fará de tudo para separá-lo da herdeira dos Sá Ribeiro.
Afrânio e Belmiro descobrem o namoro dos filhos
O romance é descoberto porque Cícero conta para Afrânio que sua filha está se encontrando com o primogênito de seu atual inimigo, depois de ver Tereza se encontrando com Santo numa cachoreira. O casal pensa em fugir junto, mas quando volta para casa, o filho de Piedade (Cyria Coentro) é obrigado a confessar para a família que está apaixonado por uma Sá Ribeiro, o que deixa as duas bastante preocupadas com o destino do rapaz.
Belmiro fica furioso e Piedade tenta acalmá-lo, mas ainda assim ele dá um ultimato no filho, para que se afaste da moça, mas Santo resolve sair de casa. Enquanto isso, na fazenda vizinha, Padre Romão (Umberto Magnani) tenta aplacar a raiva de Afrânio. Por intervenção da mulher, o ex-vaqueiro concorda em acompanhar Santo a casa do Coronel "Saruêzinho", e tenta um entendimento com ele, mas o rapaz acaba enfrentando o pai de Tereza e a empreitada dá errado.
Cícero mata Belmiro, Bento tenta vingar o pai e Tereza vai para o colégio interno
Inconformado, Cícero resolve se livrar do rival e arma uma emboscada para Santo, mas Belmiro se coloca na frente do filho e morre em seu lugar. Bento (Dyio Coelho), irmão mais novo de Santo, resolve vingar a morte do pai e atira em Afrânio, que fica entre a vida e a morte. Recuperado, o filho de Encarnação (Selma Egrei) manda Doninha (Bárbara Reis) avisar Tereza de que eles vão viajar. A essa altura, Leonor já terá morrido no segundo parto, ao dar à luz Martim (Davi Caetano).
No capítulo de 2 de abril, a jovem discute com o pai, mas ainda assim ele a leva para um colégio interno. Lá, ela descobre que espera um filho do amado, e lhe escreve várias cartas, porém, nenhuma delas chegará ao seu destino, por obra de Luzia, que impede a correspondência de chegar às mãos de Santo. Fique por dentro das próximas emoções da novela das nove no nosso resumo da semana.
(Por Samyta Nunes)