Mais uma passagem de tempo vem aí nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". A partir do capítulo de 11 de abril, vão se passar cerca de 30 anos na trama e, além da renovação do elenco, alguns personagens não voltam, pois terão morrido. Afrânio (Rodrigo Santoro) e Iolanda (Carol Castro) passam a ser interpretados por Antonio Fagundes e Christiane Torloni, respectivamente. E, apesar da paixão dos dois nas primeiras fases, eles estarão vivendo um casamento infeliz.
De acordo com a coluna Telinha, do jornal "Extra", tudo começa antes da virada de fase, quando Afrânio, já viúvo, leva Iolanda para a fazenda e a assume como sua mulher, para desgosto de Encarnação (Selma Egrei). Após a passagem de tempo, a cantora estará casada com o coronel morando em Grotas, e a relação dos dois já não será mais felix porque ele vive atormentado pela culpa, devido ao que terá feito aos filhos.
Obrigada a se casar com um pretendente arranjado e impedida de fugir com Santo (Renato Góes / Domingos Montagner), Tereza (Camila Pitanga) continua casada com Carlos Eduardo (Marcelo Serrado), morando no apartamento que foi a morada do pai nos tempos de universidade em Salvador. Conforme combinado no acordo do casamento em que ele assumiu a paternidade do filho dela, Carlos Eduardo é deputado federal e tenta conseguir ajuda do sogro para se eleger senador. A herdeira dos Sá Ferreira estará à frente da exportação de das frutas da fazenda para o exterior.
Eulália e Clemente não estarão na nova fase
O filho de Tereza, Miguel (Gabriel Leone), acredita que Carlos é seu pai. O rapaz a essa altura estará terminando um doutorado em Paris e quer voltar para o Brasil e ir trabalhar na fazenda do avô. Porém, a mãe teme uma aproximação dele com Santo e insiste para que o jovem continue morando no exterior. O irmão mais novo de Tereza e tio de Miguel, Martim (Lee Taylor) não vai aparecer nos primeiros capítulos da nova fase. Ele terá rompido relações com Afrânio quando deixou a faculdade de direito para cursar jornalismo e com a mesada cortada pelo pai, sai de casa e some no mundo.
Na interior, Encarnação celebra 100 anos com uma festa e avisa que só vai morrer quando encontrar Martim novamente. Doninha (Bárbara Reis/ Suely Bispo) continua trabalhando na fazenda e junto com Iolanda também sofre com a ausência do rapaz. Seu filho, Cícero (Marcos Palmeira) terá ocupado o cargo do pai, Clemente (Júlio Machado), após a morte do capataz.
Na família dos Anjos, Piedade (Cyria Coentro/ Zezita Matos) continua cuidando dos filhos, mas Eulália (Fabiula Nascimento) é outra personagem não volta por ter morrido. Bento (Dyio Coelho/ Irandhir Santos) se torna vereador. E Santo terá duas filhas do casamento com Luzia (Larissa Góes / Lucy Alves ). Ele prospera com o cultivo de frutas na fazenda Piatã, depois de ter abandonado a cooperativa por causa dos embates com Afrânio.
(Por Samyta Nunes)