Se no início da novela "Velho Chico Afrânio (Rodrigo Santoro) arrebatou o público com a sua história de amor com Iolanda (Carol Castro), o mesmo não deve acontecer na nova fase. Após a passagem de 28 anos, o Coronel Saruê será interpretado por Antonio Fagundes e se torna o vilão da história, batendo de frente com Tereza (Camila Pitanga). As cenas estão previstas para irem ao ar a partir do capítulo de segunda-feira (11).
Morando na fazenda dos Sá Ribeiro com Iolanda (Christiane Torloni ) e Encarnação (Selma Egrei), centenária, Afrânio mantém toda a lógica do coronelismo à sua volta, e também difíceis relações familiares. O diretor Luiz Fernando Carvalho explica: "Ama a filha Maria Tereza, ao mesmo tempo em que é o seu maior antagonista. Seus métodos e procedimentos em relação à natureza e, principalmente, ao rio São Francisco, são antiquados e predatórios. É um vilão, mas humano, real."
Além do casamento com a cantora não ser mais tão feliz, Martim (Lee Taylor) seu filho mais novo terá sido expulso de casa por não aceitar os métodos do pai e Tereza o enfrenta, ao ver que a colheita está sendo feita de maneira errada na fazenda. Ela vai tentar tirar a máscara de coronel que se incrustou em Afrânio. Já Miguel (Gabriel Leone), filho dela com Santo, volta de Paris disposto a reformular completamente os métodos arcaicos do avô, que não sabe disso e quer fazer dele seu sucessor.
Afrânio faz de tudo para parecer mais jovem
Apesar de quase três décadas terem se passado, Saruê se recusa a assumir os cabelos brancos. Vaidoso e cada vez mais seduzido pelo poder, ele persegue a ideia de juventude eterna, o que o deixa com um visual contraditório. "A caracterização repleta de vaidade é muito comum aos homens ligados ao poder em toda América Latina. Eles pintam o cabelo acaju, usam peruca, maquiagem, fazem plástica e outros procedimentos cirúrgicos. Tudo para que a imagem se renove a cada 'mandato', imaginando não se tornarem decadentes, mas é justo o contrário que ocorre", conta o diretor.
(Por Samyta Nunes)