Martim (Lee Taylor), o futuro rival de Bento (Irandhir Santos), vai finalmente aparecer nos próximos capítulos da segunda fase da novela "Velho Chico". E essa volta será marcada por mais uma situação sobrenatural na trama de Benedito Ruy Barbosa. Centenária, Encarnação (Selma Egrei) vive dizendo que está só esperando o retorno de seu neto para morrer. A mãe do coronel sonha com o herdeiro (que ela acredita ser o único legítimo) e começa a tecer sua mortalha, certa de que vai poder descansar em paz. Ela também avisa que "as máscaras vão cair" após o retorno do jornalista.
Tudo acontece em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de 3 de maio, no folhetim das nove. De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece depois que Encarnação começa a revelar seu lado "bruxa" quando vê um barco fantasma, chamado Gaiola Encantado, que segundo a crença popular passa pelo rio levando as almas dos ribeirinhos.
Depois, Doninha (Suely Bispo) se surpreende quando vai procurar a patroa e não a encontra em seu quarto, de manhã logo cedo. No tear, a matriarca diz para a funcionária: "Sonhei c'um ele, Doninha. Depois desses ano tudo longe, foi a primeira vez que ele me apareceu em sonho! Ele tava diferente. Menos moço que da última vez. Barba crescida. Mas tava com umas tristeza profunda nos zói".
Animada, Encarnação descreve o sonho, contando que viu o neto numa praça, em um lugar que parecia uma cidade antiga, com casinhas simples. "Ele tava procurando o caminho de casa. Veio me avisá que era hora", afirma. No mesmo capítulo, Martim aparece, chegando à região Leonor (Marina Nery) morava com a família antes de se conhecer Afrânio (Rodrigo Santoro), na primeira fase.
'Todas as máscaras vão cair'
Paralelamente, Encarnação prevê a própria morte, aliviada. "Ele voltô pra avisá que minha hora tá chegâno. Depois desses ano todo, minha hora tá chegâno! Vô vivê o tempo de tecê minha mortalha e despedi de Martim. Depois posso ir-me embora em paz, pra encontrá meu Inácio. Se Deus quiser", diz, se referindo ao filho mais velho, que se afogou e morreu quando era ainda criança.
Certa do que previu, a matriarca também conta o sonho para Iolanda (Christiane Torloni): "Ainda que você tenha feito de tudo para arrastar meu neto para longe daqui, ele vai voltar! Martim apareceu para mim em sonho. Veio avisar que estava a caminho de casa".
A mulher de Afrânio argumenta que Martim está cada vez mais distante, pois não manda notícias nem dá sinal de vida, mas Encarnação rebate, em tom de ameaça: "Ele tá mais perto do que você imagina. E quando Martim passar por essa porta outra vez todas as máscaras vão cair". Enquanto isso, o irmão de Tereza (Camila Pitanga) investiga a história dos pais de Leonor e fica instalado na casa que foi da mãe.
(Por Samyta Nunes)