A rivalidade entre as famílias dos Anjos e Sá Ribeiro não será abrandada, na nova fase da novela "Velho Chico", que começa nesta segunda-feira (11). Ao contrário, só vai aumentar. Além da concorrência nos negócios, e da história de amor proibida entre Santo (Domingos Montagner) e Tereza (Camila Pitanga), um triângulo amoroso será formado por Bento (Irandhir Santos), Martim (Lee Taylor) e Beatriz (Dira Paes).
Quase 30 anos se passaram desde que Bento (Dyio Coelho) atirou em Afrânio (Rodrigo Santoro/Antonio Fagundes), e o deixou entre a vida e a morte. O irmão mais novo de Santo quis se vingar pelo assassinato do pai, Belmiro (Chico Dias), mas se arrependeu de ter pegado em armas.
Como seu amor por Luzia (Lucy Alves) nunca foi correspondido e ela conseguiu se casar com Santo, Bento foi para Recife estudar agronomia e entrou para a política. Quando voltou para para Grotas, se elegeu vereador e nos próximos capítulos vai se apaixonar por Beatriz, uma professora da comunidade. De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, os dois se conhecem na inauguração de uma estrada na cidade.
Martim também se interessa por Beatriz
Já Martim, o irmão de Tereza, brigou com Afrânio quando quis sair da faculdade de direito para cursar jornalismo. O jovem se rebelou e sumiu no mundo, mas assim como a irmã, ele também vai voltar à fazenda. Depois de muitas viagens, ele vai para Grotas a fim de ajudar o sobrinho, Miguel (Gabriel Leone) a dobrar o coronel e implantar um modelo sustentável de produção.
Engajada, a professora questiona os políticos sobre obras de fachada e problemas com merenda nas escolas durante a cerimônia de inauguração da estrada: "O senhor devia ter vergonha de enganar o povo dessa maneira, prefeito! O senhor não tem feito nada, nada pela educação! A prova é a escola da Gameleira, que está caindo aos pedaços!".
Beatriz é arrastada por capangas do prefeito e é então que Bento se encanta pela coragem dela e a defende: "O que é que você estão fazendo? Larguem já a professora! Larguem ela!". Os homens alegam que estão cumprindo ordens, mas ele insiste: "Ele é prefeito, não é delegado. Ele não tem esse poder!". A partir daí os dois se aproximam, mas a chegada de Martim vai deixar a professora dividida entre os dois.
Confira o que vem por aí nos próximos capítulos da novela das nove no nosso resumo da semana.
(Por Samyta Nunes)