A volta de Miguel (Gabriel Leone) vai causar briga não só entre Tereza (Camila Pitanga) e Carlos (Marcelo Serrado), mas também na fazenda Encarnação (Selma Egrei) arma um barraco com Iolanda (Christiane Torloni), na novela "Velho Chico". Quando fica sabendo que o bisneto vai morar no interior, a matriarca se revolta, por causa da ausência de Martim (Lee Taylor). Além de acusar a nora de tentar abocanhar o patrimônio da família, rejeita o filho da neta e ameaça revelar que ele é filho de Santo (Domingos Montagner).
De acordo com a coluna Telinha do jornal "Extra", tudo acontece quando Iolanda leva um chá para a sogra e comenta que Miguel chegou bem de viagem. A centenária dá um de seus escândalos, agressiva, e diz: "E você está feliz com isso... Aposto!". A cantora argumenta: "É seu bisneto, dona Encarnação... A senhora não está?", e para sua surpresa, a mãe de Afrânio (Antonio Fagundes) dispara: "Antes de ser meu bisneto, é filho daquele retirante!".
Paciente, Iolanda pede que ela não repita o que disse, nem de brincadeira, mas a megera insiste: "Repito quantas vezes for: Miguel tem sangue de retirante correndo nas veias... Não é, e nem nunca será um de Sá Ribeiro legítimo! Não é, e nem nunca será!. E enquanto eu for viva ele não vai botar um só dedo na herança do meu Martim!". Desanimada, a mulher do coronel afirma: "Não importa o quanto eu me esforce para juntar essa família, a senhora não vai sossegar enquanto não separar ela de vez!".
Encarnação ameaça revelar a verdadeira paternidade de Miguel
A discussão das duas continua com as provocações de Encarnação, descontrolada: "Eu não vou sossegar enquanto não arrancar essa sua máscara! Você pode enganar meu filho, mais a mim você não engana, gitana!". Nervosa, Iolanda diz que a sogra só pode estar fora de seu juízo perfeito, e a idosa rebate: "Eu sei muito bem porque você mandou Martim embora... Mas ninguém, vai botar um só dedo no que é dele... Está me ouvindo? Nem depois de morta, eu vou deixar ninguém tocar no que é de Martim!".
A acusação quase tira a cantora do sério, mas como sempre, ela se acalma e tenta contemporizar, já se preparando para sair. "Seu filho está velho demais para tocar essa fazenda, dona Encarnação. A senhora devia agradecer de seu bisneto estar disposto a vir ajudar", diz. A viúva ainda esbraveja: "Essa fazenda é da família de Sá Ribeiro!... Nem você, nem bastardo nenhum, vai tirá-la de nós! Antes disso eu conto toda a verdade!"
(Por Samyta Nunes)