Por muito pouco Bento (Irandhir Santos) não vai se tornar um assassino nos próximos capítulos da novela "Velho Chico". Um espírito do rio São Francisco impede o filho de Belmiro (Chico Diaz) de matar Afrânio (Antonio Fagundes) para vingar a tentativa de homicídio a Santo (Domingos Montagner). Um vulto aparece na frente de Bento e depois Nego D'Água o envolve com suas águas. As cenas devem ir ao ar no dia 26.
Quem adianta é o colunista de TV Daniel Castro nesta terça-feira (19). A tentativa de vingança do vereador começa quando Cícero (Marcos Palmeira) e três capangas atiram contra a sua casa. Para salvar o irmão, cuja cooperativa foi sabotada, Bento chega atirando no quarteto. Acuado, o filho de Clemente (Julio Machado) se vê obrigado a se abrigar no mato.
Em seguida, Bento e Santo discutem quando o primeiro tenta convencer o irmão a não vingar a morte do pai, assassinado no lugar do então namorado de Tereza (Julia Dalavia). Durante a discussão eles acabam partindo para as vias de fato e trocam socos. Após a briga, Bento pega sua moto e parte para a fazenda Saruê cheio de raiva. "Tudo culpa sua, Bento! Culpa sua, que não teve peito de botar fim nesse maldito Saruê quando teve chance", diz em voz alta para si mesmo.
'Meu pecado foi ter livrado sua alma', reclama Bento
Nesse momento surge Ceci (Luci Pereira) falando com a natureza. A benzedeira não se assusta quando vê um vulto escuro perto de si. "Por sua forma e seu jeito de andar, nota-se que não se trata de uma figura humana. Tampouco animal", aponta o roteiro. Em alta velocidade, o irmão de Santo corta uma estrada de terra. "O senhor que me perdoe meu pai. Eu tenho que botar um fim nisso", aponta.
E é aí que o espírito do rio aparece pela primeira vez, de relance. O filho de Belmiro perde o controle da moto ao puxar o guidão e acaba saindo da estrada. O veículo quase para dentro das águas. Mesmo assim ele não desiste e segue a pé até a casa de Afrânio e o encontra sentado na varanda. "Meu pecado foi não tê tido coragem de fazer isso quando tive chance! Meu maior pecado foi ter subido a mão e livrado sua alma, maldito", esbraveja o rival de Martim (Lee Taylor), filho do coronel.
O irmão de Santo pega a espingarda e mira em Afrânio, responsável pelo ataque na cooperativa, mas acaba ouvindo uma risada vindo de dentro do São Francisco. A mesma que o assombrava desde os tempos de infância. Fecha os olhos e dá dois passos para trás, para dentro do rio. Abre os olhos e vê a casa e o coronel", acrescenta o roteiro.
Bento é engolido pelo rio
O clima de mistério aumenta quando Bento não se reconhece ao se ver refletido na lâmina d'água. "Proteja ele, meu velho. Ajude seu filho, Nego D'Água. Ajude seu filho, meu compadre! Ajude ele", clama Ceci. Voltando a si, Bento mira, de novo, no coronel. "Está decidido a atirar quando sente algo como se fossem as mãos do Nego D'água envolverem suas pernas. Ele se debate. Quanto mais tenta, mais aquela força que o envolve o imobiliza, entrelaçando-se ao redor, abraçando-se a ele e o trazendo de volta para o rio", aponta o texto entregue aos atores.
Ao colocar para fora a sua raiva, Bento imerge por completo do rio. Ao sair das águas já está mais calmo. "Aos olhos de Ceci, Bento se acalma, e aos poucos Nego D'água parece se afastar", finaliza o roteiro.
(Por Guilherme Guidorizzi)