Desde que Miguel (Domingos Montagner) se revelou vivo, Lígia (Débora Bloch) está tentando mantê-lo afastado de Joaquim, na novela "Sete Vidas". Isso porque ela tem medo que o ex suma da vida do filho tão facilmente quanto saiu da sua, e com isso faça o menino sofrer. Contudo, nos próximos capítulos a jornalista fica sabendo através de Júlia (Isabelle Drummond) do trauma familiar que o navegador sofreu na juventude e resolve permitir que ele participe da vida do filho. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de 30 de maio.
Por ter uma relação conturbada e cheia de idas e vindas com Miguel, Lígia decide se afastar de uma vez por todas dele, depois de ter considerado a possibilidade de reatar o namoro com o ambientalista e se decepcionado logo em seguida, ao flagrá-lo aos beijos com Marina (Vanessa Gerbelli). Contudo, quando Júlia lhe conta que o ecologista acredita ter sido responsável pela morte da própria mãe, ela muda sua perspectiva em relação ao comportamento dele.
Júlia resolve contar o que sabe sobre o passado de Miguel para Lígia
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, a conversa das duas acontece depois de uma entrevista de Lígia com Felipe (Michel Noher) - em que ela está colhendo material para o livro que pretende escrever sobre os filhos do doador 251 -, e a jornalista manifesta sua dúvida sobre permitir ou não que o pai de seu filho faça parte da vida de Joaquim. "Ouvindo a fala do Felipe agora, eu te confesso... Eu fico me perguntando se, sei lá, se eu não fui rígida demais. Se o Joaquim não merece a chance de conviver e interagir minimamente com esse pai que vocês me dizem que o Miguel é capaz de ser", ela admite.
Percebendo a brecha, Júlia então decide contar o que ficou sabendo durante a viagem que terá feito com ele e Felipe à Antártica. "As coisas por que ele passou, Lígia... Talvez não devesse ser eu a te falar, mas como provavelmente ele nunca vai fazer isso... O Miguel vive se torturando por uma história familiar tão terrível, tão dura, que quando ele me contou, te juro, eu vi na minha frente um homem tão fragilizado".
Júlia revela o que vimos em flashbacks do passado de Miguel: que ele acusou indevidamente o pai de abusar sexualmente da garota por quem estava apaixonado e se sente responsável pela morte da mãe, que saiu à sua procura depois da briga, bateu o carro e acabou morrendo no acidente. "(...) Eu acho importante que você saiba, que você conheça essa parte escondida da história que ele guardou por tanto tempo, até para poder não julgar. Porque eu tenho certeza, Lígia. Se você ouvir de peito aberto, você vai reconsiderar e dar uma chance para ele e para o Joaquim", afirma a restauradora.
Lígia procura Miguel e diz que vai deixá-lo conviver com Joaquim
Depois de ouvir a história contada por Júlia, Lígia vai atrás de Miguel e comunica sua decisão: "No caso do Joaquim, a decisão é minha [de permitir que se relacione com o pai], e eu sinto que não tenho o direito de intervir a esse ponto, impedindo a convivência de vocês dois. Então, como ainda está em tempo, e você está no Rio, eu queria que você soubesse que, se você ainda quiser conviver com ele, eu vou ficar muito feliz. E ele também, eu tenho certeza", ela diz, deixando o oceanógrafo emocionado.
Fique por dentro do que vem por aí em "Sete Vidas" no nosso resumo da semana.