Desde que recuperou a memória que perdeu após o naufrágio e descobriu que Lígia (Débora Bloch) havia se casado com Vicente (Angelo Antonio), Miguel (Domingos Montagner) decidiu se manter "morto", na novela "Sete Vidas". O navegador se mudou para Fernando de Noronha e assumiu uma nova identidade, como João, seu primeiro nome. Contudo, em breve ele terá de se revelar vivo para os sete filhos (frutos de sua doação de sêmen), para salvar a vida de Felipe (Michel Noher), que tem uma doença terminal. As cenas estão previstas para irem ao ar a partir de 30 de abril.
De acordo com o colunista de TV Daniel Castro, tudo acontece quando Júlia (Isabelle Drummond) recebe uma ligação de Beatriz (Ligia Cortez), contando que seu filho também foi gerado através do sêmen do doador 251 e que precisa da ajuda dos meio-irmãos, pois ele sofre de uma grave doença no fígado. A restauradora se prontifica imediatamente a ajudá-lo e chama Pedro (Jayme Matarazzo), Laila (Maria Eduarda de Carvalho), Luís (Thiago Rodrigues) e Bernardo (Ghilherme Lobo) para visitar o rapaz no hospital.
Nenhum dos cinco irmãos são compatíveis com Felipe
Ao encontrar os meio-irmãos de seu filho, Beatriz conta que foi por sugestão do médico fque ela resolveu procurá-los na internet a fim de aumentar as chances de curá-lo da doença autoimune com um transplante. Sempre generoso, Pedro diz: "Nós estamos aqui por essa razão, se algum de nós for compatível e puder doar...". E Júlia, mesmo já tendo descoberto que não é filha do doador 251 e portanto não faz parte dos irmãos, também se dispõe a fazer os testes de compatibilidade.
Contudo, nenhum deles é compatível e a notícia chega até Lauro (Leonardo Medeiros) - que é o único que sabe do paradeiro de Miguel - numa conversa com sua mulher, Isabel (Mariana Lima), que lhe conta: "O filho, de 20 e poucos anos, precisa de um transplante de fígado, corre risco de vida. Os irmãos se prontificaram, claro, fizeram os exames hoje à tarde, mas, por uma falta de sorte, nenhum deles é compatível".
O ambientalista, angustiado, telefona para o amigo e pede que ele volte para salvar a vida de Felipe: "Na verdade, eu estou ligando num último apelo, porque assistir a essa situação trágica sem fazer nada, isso vai contra o que eu acredito. Contra o que eu sou. Um rapaz de 23 anos, que talvez você não possa ou não queira reconhecer como filho, OK, mas é um garoto ainda, na flor da idade, cuja vida pode, quem sabe, ser salva por um gesto seu", falará. Miguel, que decidirá abandonar o anonimato pela saúde do filho.
Miguel aparece diante dos filhos
Ao saber do que está acontecendo, Miguel não consegue ficar alheio ao drama do filho até então desconhecido e resolve voltar mais uma vez ao Rio de Janeiro para revelar a todos que não morreu no acidente. Ele aparece numa festa de aniversário que os irmãos preparam para Felipe e encara Pedro, Julia, Laila, Luiz e Bernardo, além do próprio aniversariante.
Ao vê-lo, Bernardo o reconhece, de quando o conheceu em Fernando de Noronha, como professor do grupo de pesquisa de Pedro. "João, o que é que você está fazendo aqui?", pergunta o caçula.