Aos poucos Juliana (Bruna Linzmeyer) vai conseguir convencer o Coronel Epaminondas (Osmar Prado) de que todos os moradores que não sabem ler nem escrever de Vila de Santa Fé precisam ser alfabetizados em "Meu Pedacinho de Chão". Depois de enfrentar o todo poderoso da cidade e abrir a escolinha contra sua vontade, a professora vai conseguir o consentimento dele para dar aula para Pituca (Geytsa Garcia), as outras crianças da fazenda e até para abrir uma turma de alfabetização de adultos. As cenas vão ao ar a partir de sexta-feira (25), na novela das seis da Globo.
Ainda que Juliana seja o próprio arquétipo do amor, ela precisa contar com a ajuda de Madame Catarina (Juliana Paes), que com toda a sua graça e beleza consegue fazer o marido permitir que a filha tenha aulas particulares com a professora. Com mais um pouco de conversa, a moça também o convence que deve aproveitar para ensinar às outras crianças da fazenda a ler e escrever.
Depois, a professorinha conversa com alguns adultos e descobre eles tem interesse em frequentar a escola. Um deles é Zelão (Irandhir Santos), mas Mãe Benta (Teuda Bara) percebe que o filho tem vergonha de ir à escola. Por fim, o coronel acaba sendo convencido e concorda com a turma de alfabetização de adultos. Animada, Catarina vai até a cidade das Antas para comprar material escolar para os novos alunos.