Desde que a professora Juliana (Bruna Linzmeyer) chegou à Vila de Santa Fé, o Coronel Epaminondas (Osmar Prado) se mostrou terminantemente contra a inauguração da primeira escola do vilarejo. Poderoso, Epaminondas é temido pela população, que não pensa em contrariá-lo. Mas no capítulo de "Meu Pedacinho de Chão", que vai ao ar na quarta-feira (9), Juliana vai enfrentá-lo.
Emocionada ao ver a escola, Juliana não vê a hora de sua inauguração. Mas, com a ajuda de Zelão (Irandhir Santos), o Coronel Epaminondas já tem um plano para impedir a inauguração do local. Ele pede que seu capataz compre querosene para incendiar a escola. "Eles vão inaugurar um monte de cinzas", comemora, antecipadamente.
Percebendo a vontade de Juliana de inaugurar a escola, Epa manda Zelão levá-la até ele. Receoso, o capataz vai até a professora, mas a manda voltar pra casa com medo do que o coronel possa fazer com ela.
Padre Santo (Emiliano Queiroz) e o Prefeito das Antas (Ricardo Blat) avisam que a escola não poderá ser inaugurada agora. Decepcionada, Juliana pensa em ir embora da Vila de Santa Fé. Mas, determinada, a professora decide procurar Epaminondas e contestar sobre os reais motivos de ele não apoiar a abertura da escola. Irritado com a audácia de Juliana, o coronel fica furioso.