Mesmo amando Xavier (Bruno Ferrari), Joaquina (Andreia Horta) vai se casar com Rubião (Mateus Solano) nos próximos capítulos da novela "Liberdade, Liberdade". A mocinha da trama das onze da TV Globo chegou a terminar o noivado com o caçador de inconfidentes, mas acabou aceitando reatar. Para celebrar a união, repleta de luxos, com direito à presença da Família Real Portuguesa, Joaquina usará um vestido dourado, cor pouco usada entre as noivas, principalmente no século XVIII, época na qual o folhetim é ambientado.
A peça tem diferentes tipos de rendas aplicadas, que formam um bordado finamente trabalhado. "Nós pensamos primeiro na cor para depois desenvolver o modelo. Queríamos fazer dela uma noiva bem reluzente, como o Mario Teixeira (autor da trama) descreveu no texto: reluzente como um sol", explicou Paula Carneiro, figurinista da novela, ao "Gshow'.
O vestido foi concebido com a ideia de "princesa moderna", mas sem fugir do estilo da personagem, com braços de fora e gola alta. "Para isso, fizemos um vestido muito bordado. Houve um cuidado em trabalhar as rendas para dar esse ar luxuoso. Tem um pouco dessa tristeza, de ela não querer casar, mas também tem toda a beleza de Joaquina", completou a figurinista.
Branca morre no dia do casamento de Joaquina e Rubião
Depois da morte de Raposo (Dalton Vigh), outros personagens vão morrer no fim da trama das onze, que acontece em agosto. Além de André (Caio Blat), condenado à forca por sodomia, Branca (Nathalia Dill) morrerá envenenada ao tentar matar Joaquina no dia de seu casamento, segundo informações do site oficial da novela.
Depois de perder o bebê, a vilã passou a forjar a gravidez com uma barriga falsa e, com isso, conseguiu se casar com Xavier. Nos próximos capítulos, no entanto, ele descobrirá toda a verdade e decidirá se separar, deixando a filha de Diogo Farto (Genézio de Barros) desesperada. Sabendo do antigo romance do marido com Joaquina, ela decide matar a mocinha. No dia do casamento, Branca tenta envenenar a noiva, mas acaba ela mesma tomando o veneno que preparou para a rival.
(Por Caroline Moliari)