Nos próximos capítulos da novela "Liberdade, Liberdade", Rubião (Mateus Solano) vai matar Raposo (Dalton Vigh) com um tiro pelas costas. Segundo a revista "Minha Novela", o fidalgo não desiste de encontrar o ouro que o antigo administrador de seus bens havia roubado e que o intendente tirou dele. Ele, que desconfiou quando Rubião ofereceu uma fortuna para pagar o resgate de Bertoleza (Sheron Menezzes), descobre que o vilão deu uma barra de outro da Coroa Portuguesa para Tolentino (Ricardo Pereira) incriminar Xavier (Bruno Ferrari).
Depois que André (Caio Blat) lhe conta a verdade, ele decide investigar o dia a dia do noivo de Joaquina (Andreia Horta). O fidalgo segue o intendente até o local onde guarda o ouro furtado e o desmascara. Os dois acabam discutindo e Raposo dá as costas ao inimigo. Rubião atira covardemente nele e ainda debocha: "Vou ficar com tudo o que é seu. Não apenas o ouro, mas com sua filha também".
O crime desperta a fúria de Dom João, que manda o Duque de Ega (Gabriel Braga Nunes) desvendar quem matou seu homem de confiança e fiscalizar o motivo de tanta confusão em Vila Rica, deixando assim o poder de Rubião na cidade por um fio, já que Ega promete ao rei desvendar esse mistério.
Rubião escapa de ser assassinado durante sexo com escrava
Rubião vai escapar da morte enquanto fizer sexo com uma escrava, que vai cair morta na cama ao ser atingida por uma flecha. Quem também presencia o assassinato é Anita (Joana Solnado), que, nua, observa com desejo a transa do patrão.
Em busca de vingança, ele manda Tolentino prender os portadores de arco e flecha. Com isso, um homem leva uma surra, morre, porém não confessa o crime. Rubião ordena ainda o enforcamento de qualquer preso para evitar ser alvo de uma nova tentativa de assassinato. E só o público saberá que foi Dimas (Marcos Oliveira), o falso padre Vizeu, o responsável pelo crime.
(Por Patrícia Dias)