A novela "A Força do Querer" é marcada por personagens femininas fortes e determinadas, a exemplo das protagonistas Jeiza (Paolla Oliveira), Ritinha (Isis Valverde) e Bibi (Juliana Paes), que irá atrás do chefe do tráfico do morro para tentar tirar o marido, Rubinho (Emílio Dantas), da prisão. "A gente tinha esse código para a Bibi, que ela era a representante do amor", disse a atriz em entrevista ao Purepeople. Juliana ainda explicou a simbologia dos demais papéis: "Cada uma das três protagonistas seriam representantes de um código: então a gente tem a deusa da justiça, que é a Jeiza; a deusa da sensualidade, dos ímpetos e do ego – que está só comprometida com os próprios desejos – que é a personagem da Isis, e a deusa do amor que é a Bibi".
Na sequência da trama das nove, Bibi descobrirá que Rubinho vende drogas pela internet. "Ela é cega, motivada pela paixão", frisou a atriz, que xingará Jeiza ao armar um escândalo na delegacia após a prisão do marido. "Existem muitas mulheres que encobrem o que os maridos fazem, mesmo não concordando com eles", comentou.
Paolla Oliveira, que vive uma policial e dispensa dublê para cenas ação na novela, exaltou a profissão de sua personagem: "Em relação à polícia, no geral venho de uma família de policiais, pai, irmão e tios trabalharam com isso. Eu cresci convivendo com este universo. A polícia no Brasil tem muitos problemas, mas acho que pessoas do mal existem em qualquer área. Na novela queremos mostrar o lado bom, bonito desta profissão que é defender as pessoas".
No folhetim, Ritinha, interpretada por Isis Valverde, despertou a paixão de Zeca (Marco Pigossi) e Ruy (Fiuk), com quem se casou mesmo sem estar divorciada. A atriz explica o poder de sedução da personagem: "Acho que não existe a ideia de 'conquistadora' para a Rita, justamente porque ela não conhece isso. Acho que o que encanta as pessoas na Rita é a sensualidade não forçada, é a curiosidade infantil dela, o olhar vivo e a sede pelo novo".
(Por Vanessa Nogueira)