Gaia (Ana Cecília Costa ) sobreviveu a mais de dez anos em um campo de concentração e voltou ao Brasil para reconquistar a família que lhe foi tirada em "Joia Rara". Porém, justo quando a lituana consegue encontrar o filho perdido, ganha a guarda de Giuseppe (Xande Valois) na Justiça e retoma seu casamento com Toni (Thiago Lacerda), ela recebe uma trágica notícia: que vai morrer em pouco tempo. A cena vai ao ar no capítulo de 15 de março na novela das seis da Globo.
A felicidade de Gaia já começou a ir por água abaixo desde que Toni foi assistir o show de Hilda (Luiza Valdetaro) e ficou tão mexido que resolveu dar um tempo na atual relação que mantém com a primeira mulher. Reconhecendo que a tentativa não de certo, a morena se conforma com a separação e até aconselha o marido a lutar para ter a loira de volta.
Alguns capítulos depois a lituana é surpreendida por uma pontada de dor na barriga, mas disfarça para que ninguém perceba. Resignada, ela ainda procura Hilda e conta que se separou de Toni, na esperança de contribuir para a reconciliação dos dois. E depois de se consultar com Dr. Rubens (Marcos Damigo), Gaia recebe o terrível diagnóstico: só lhe resta pouco tempo de vida.